O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

Concurso público: como ter foco nos estudos

Foco e determinação são fundamentais para o sucesso de qualquer tarefa, especialmente nos estudos. A concentração é indispensável para que alguém que esteja estudando para um concurso público tenha um alto rendimento durante a preparação. Qualquer distração pode influenciar e colocar todo o esforço em perigo.

Mas, antes de tudo, é necessário entender o que é foco. Escolher uma determinada atividade e voltar sua atenção ao que está em pauta faz parte, mas essa é apenas uma atividade secundária da concentração. A inicial e mais importante etapa para ter foco é a capacidade de dizer não a todo o resto.

Cada escolha uma renúncia

Renúncias podem ser difíceis, mas são essenciais para colher frutos para o resto da vida. O projeto de estudos começa com prioridades. Não sinta-se culpado por perder uma festa ou por passar menos tempo com pessoas queridas. Há exceções, mas devem ser abertas somente em casos mais importantes que seu objetivo, como saúde.

É bom ter em mente que haverá renúncias, sim; porém temporárias.

Prioridades

Não há como ter foco sem saber por onde começar. Você já disse o não, agora faça um plano de estudos. Estude o edital, analise o tempo disponível, encontre um local ideal para se preparar e estabeleça metas, que devem ser desafiadoras e realistas ao mesmo tempo.

Quem começa tudo de uma vez acaba não terminando nada. Demandas vão surgir, ainda mais com um conteúdo programático extenso como em concursos. Mas faça uma coisa de cada vez.

E o que for definido no seu planejamento deve ser cumprido. Pular etapas pode prejudicar a rotina e o foco nos estudos.

Distrações

Para começar qualquer projeto, é necessário se conhecer. Como já dito, distrações devem ser evitadas para ter um alto rendimento. Poucas pessoas conseguem se concentrar com barulho, por exemplo. Se for o seu caso, escolha um local de estudos adequado, sem o som da televisão ou a agitação do refeitório do seu trabalho.

Atualmente, o smartphone é um dos maiores inimigos dos estudos. Basta um toque e a tela acesa para que a concentração saia do material e vá diretamente ao celular. São minutos preciosos perdidos na troca de mensagens que poderia ser feita no horário estabelecido para descanso.

Redes sociais também são perigosas. Estabeleça momentos para acessá-las e, se puder, desligue-se. Resista!

Faça da preparação para as provas de um concurso um compromisso, como um encontro marcado com um amigo. Nesse caso, o parceiro é o estudo.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.