O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Concurso Aeronáutica: veja as características das provas discursivas

A Aeronáutica organiza, todos os anos, concursos (concurso Aeronáutica) para diversas áreas e modalidades. A prova discursiva é uma das etapas obrigatórias dos concursos oferecidos. A seguir, você encontrará as características de cada prova de redação e também como estudar para cada uma delas.

AFA

A prova de redação para a Academia da Força Aérea (AFA) é constituída pela escrita de um texto dissertativo-argumentativo e que versará sobre tema de Atualidades. O candidato deve ter atenção quanto à escrita do texto, pois o edital sugere que a redação seja escrita em letra cursiva. No entanto, se o candidato optar pela letra de imprensa, é importante diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas.

O candidato pode alcançar a nota máxima de 10 pontos nessa etapa. Além disso, a quantidade mínima para essa redação é de 100 palavras. Dessa forma, a quantidade não é contabilizada por linhas, mas sim por palavras. Ainda, a elaboração do título é obrigatória.

Temas como o combate à violência contra a mulher, a violência na sociedade moderna e os efeitos negativos do uso da internet foram trabalhados em exames anteriores.

EPCAR

A prova de redação para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) é formada pela escrita de um texto dissertativo ou expositivo. Dessa maneira, o candidato pode escolher qual tipologia utilizar - argumentação (com a defesa de um ponto de vista) ou a exposição (apenas expor informações sobre o assunto). O tema versará sobre assunto contemporâneo e o edital também sugere a escrita do texto em letra cursiva.

A nota máxima a ser alcançada também é de 10 pontos. Mais uma vez, a quantidade é especificada por número de palavras e não por linhas - mínimo de 100 palavras. Além disso, a elaboração do título também é obrigatória.

Temas como a delicadeza na sociedade, a perda de tempo na modernidade e a importância da cultura de rua foram trabalhados em exames anteriores. Importante ressaltar que todos os temas foram baseados nos textos motivadores da prova de Português.

Como estudar?

AFA

A prova da AFA será um texto dissertativo-argumentativo. Portanto, é fundamental entender a estrutura da argumentação e as estratégias que podem ser utilizadas - defesa da tese, abordagem dos argumentos, proposta de solução, desfecho reflexivo, etc. Dessa maneira, é importante treinar com a escrita de, pelo menos, 01 redação por semana.

Além disso, a prática da leitura também é fundamental, pois os temas desse exame versarão sobre assuntos de Atualidades. Dessa forma, é importante se informar sobre o que acontece no país e no mundo.

EPCAR

Já a prova da EPCAR pode ser uma argumentação ou uma exposição. A estrutura não muda. O que muda é a defesa ou não de uma tese. Se optar pela exposição, o ponto de vista não precisa ser defendido.

Além disso, a dificuldade maior nesse exame está nos temas abordados pela banca, pois são temas abstratos e baseados nos textos motivadores da prova de Português. Em sua maioria, esses temas são baseados em textos literários. Portanto, a interpretação de texto também deve ser estudada. Treine com, pelo menos, 01 redação por semana e que seja baseada nas propostas anteriores do concurso.

Bons estudos e até a próxima!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.