O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Faltam 8 dias

⚠️ Atenção: Reserve sua vaga na Black November e não perca o maior desconto!

GARANTIR DESCONTO

Competências da Redação do ENEM: competência 5 - Proposta de Intervenção

A quinta e última competência do ENEM é responsável por avaliar a proposta de intervenção. Essa proposta se caracteriza por apresentar uma medida para amenizar ou resolver o problema apresentado na proposta temática. Dessa forma, é importante elaborá-la com todos os elementos obrigatórios para obter a nota máxima nesta competência.

Competência V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

O primeiro aspecto a ser notado neste critério é se a proposta desrespeita os direitos humanos. Se o corretor observar qualquer ideia na proposta que desrespeite esses direitos, a nota na competência será zerada. Portanto, é importante ter cuidado ao escolher as ações a serem empregadas e evitar atitudes preconceituosas.

Além disso, o ENEM não especifica em qual parte da estrutura da redação a proposta deva ser elaborada. No entanto, o parágrafo conclusivo é a parte mais adequada para apresentar essa proposta. Dessa maneira, após retomar a tese nesse parágrafo, elabore a proposta e esteja atento aos elementos obrigatórios e se tal proposta está de acordo com o tema apresentado pela banca.

O ENEM destaca cinco elementos obrigatórios que devem ser apresentados na proposta: agente - quem executa a ação? (ex.: o governo, a sociedade, a mídia, etc); ação - o que deve ser feito para solucionar ou amenizar esse problema?; modo/meio - como essa ação será executada e por qual meio?; efeito - qual o motivo/objetivo em executar essa ação?; e o detalhamento - informação extra que pode ser acrescentada.

A seguir temos a tabela da competência com os níveis e pontuações:

Nível Pontuação Especificação
0 0 Ausência de proposta OU Proposta de intervenção que desrespeita os direitos humanos OU Proposta de intervenção não relacionada sequer ao assunto
1 40 Tangenciamento do tema OU Apenas elementos nulos OU 1 elemento válido
2 80 2 elementos válidos (Estruturas condicionais com 2 ou mais elementos válidos não devem ultrapassar esse nível)
3 120 3 elementos válidos
4 160 4 elementos válidos
5 200 5 elementos válidos

Como estudar?

Especialmente para essa competência é importante praticar a elaboração das propostas. Treine com temas anteriores ou até possíveis temas da redação e tente incluir todos os elementos. Dessa forma, você gravará a função de cada um e ficará muito mais fácil quando o dia da prova chegar.

Bons estudos e até a próxima!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.