O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Como passar em concurso público

Muitas pessoas sonham em conquistar uma vaga no setor público, buscando estabilidade financeira, reconhecimento e a ascensão de carreira que muitos cargos oferecem. Apesar de não ser uma tarefa fácil, ainda mais para quem está começando, não é impossível. Então você deve está se perguntando, como passar em um concurso público?

A resposta não é tão simples, mas uma boa estratégia e foco, podem te aproximar ainda mais do seu sonho. Quer saber como conquistar a sua vaga? Neste artigo separamos algumas dicas que irão te guiar nesta trajetória.

Com planejamento, um bom material e dedicação, se tornará um concurseiro nato. Confira!

1) Defina o concurso que quer passar

Em primeiro lugar, você deve definir qual concurso deseja prestar. Muitas pessoas querem fazer um concurso público para conquistar estabilidade e garantir uma boa remuneração, e começam a estudar para várias seleções ao mesmo tempo. Nesse ritmo, acabam se perdendo.

Estudar para concurso demanda tempo, esforço e abdicação. São muitos candidatos concorrendo a uma vaga, então, para conquistar uma delas, é preciso que você tenha muita dedicação, abdique de algumas tarefas e se concentre em um objetivo. Por fim, defina suas prioridades!

Se você não pensa em um concurso público em específico, estabeleça os seus interesses e objetivos. Faça uma lista e escreva os seguintes pontos: o que você busca em uma carreira?

Estabilidade? Remuneração alta? Status? Realização profissional? A sua resposta irá te ajudar a filtrar os concursos que mais deseja.

Leia mais: O que é e como funcionam os concursos públicos?

2) Otimize o seu tempo

Para um concurseiro todo minuto é valioso. O tempo sempre passa rápido demais e quando se dá conta, a prova já está batendo na porta. Dessa forma, é fundamental programar o tempo para estudar. Abra mão de tarefas que não sejam voltadas para o estudo e não essenciais.

Planeje seu tempo, pois é preciso ter em mente que a sua aprovação é seu maior foco. Uma das melhores maneiras para isso é montar um plano de estudo. Coloque todos os intervalos necessários, desde atividades essenciais no dia, até intervalos de descanso e lazer.

Além de estudar, é muito importante descansar bem, para que seu corpo esteja pronto para aprender e absorver um conteúdo novo. Esses momentos são essenciais para que não fique muito desgastado e estressado com o excesso de informação.

Faça intervalos calculados, prepare atividades leves, assista uma série, um filme, e coisas que distraiam sua mente. A saúde mental está sempre em primeiro lugar. aprovação é seu maior foco.

Estudo para concurso: a importância da saúde mental durante a preparação

3) Organize seu estudo

O edital dos concursos públicos apresenta um extenso conteúdo programático que precisa ser estudado até a data da prova. O período de estudo do concurseiro já é curto e, alinhado a sua rotina, ainda há as obrigações pessoais do dia a dia de cada pessoa.

O pouco tempo e o excesso de atividades aumentam a ansiedade do concurseiro e atrapalham na sua produtividade.

Para que isso seja evitado, organizar os estudos pode ser a chave deste problema. O estudante pode montar uma tabela de estudo, com o tempo de estudo semanal e o tempo de estudo diário. E, a partir disso, definir qual disciplina estudará em cada dia e quantas horas de estudo poderá dedicar para cada uma delas.

Além de se organizar, mantenha a disciplina. Separe os materiais que mais costuma usar para estudar e que mais facilitam seu aprendizado e acrescente-os à sua rotina. Sustente um ritmo de estudo progressivo.

Artigo: Como organizar materiais de estudo para concurso? 6 dicas

Defina seu tempo para teoria, prática ou resumo e separe os métodos de estudo necessários. Existem inúmeros, como:

Estipule os que mais facilitam seu aprendizado e coloque no seu cronograma de estudos.

Como o tempo passa rápido, lembre-se: estude só o que estiver previsto no edital; dedique mais tempo para as matérias com mais peso ou maior número de questões na prova; e enfatize os conteúdos que sabe menos, para ter uma maior pontuação.

4) Monte um cronograma de estudos

Um cronograma de estudos é o ponto chave para uma boa organização. Quantas horas por dia/semana/mês você pode separar para estudar? Coloque metas reais e calcule o tempo de acordo com o prazo para a prova. O cronograma será seu guia para conquistar a aprovação para o concurso.

Siga alguns passos para montar seu cronograma:

  1. Defina as datas que terá para estudar, com dias da semana.
  2. Estabeleça os horários para se dedicar.
  3. Não se esqueça de preencher a rotina do seu dia a dia junto com seu cronograma de estudos, para que as atividades não coincidam.
  4. Escolha a ordem das disciplinas que irá estudar, priorizando as matérias mais complexas.
  5. Selecione um método de estudo para otimizar seu aprendizado.
  6. Determine o tempo para teoria, prática e revisão.
  7. Organize seu ambiente de estudos, deixando-o sempre limpo e organizado.
  8. Faça revisões e use-as sempre que tiver um tempo livre.
  9. Tenha sempre um plano B em caso de imprevistos.

Diferença entre teoria, prática e revisão

Primeira etapa do estudo, a teoria é a construção do conhecimento prévio sobre determinado assunto.

Já a prática é o próximo passo e consiste na fixação do conteúdo aprendido.

A revisão é a última etapa do cronograma de estudos e consiste no momento de memorização do conteúdo já estudado.

No Qconcursos você pode estudar a teoria por meio de vídeo aulas, aulas em texto, PDF 2.0. Para praticar o QC tem uma base de, pelo menos, 1.265.408 questões, com gabaritos comentados, além de guias de estudos.

5) Faça a revisão do conteúdo estudado

A revisão é o momento de memorização do conteúdo, onde a prática é melhor absorvida.

Há várias maneiras de revisar o conteúdo, tais como:

  1. Rever anotações dos pontos mais importantes ou dos que mais geraram dúvidas.
  2. Construir um resumo ou um fichamento.
  3. Elaborar um mapa mental.

Você também pode revisar o conteúdo refazendo questões de concurso que separou durante a prática. No Qconcursos, a ferramenta “Criação de Caderno”, possibilita que você monte um caderno de questões e separe as que deseja ou monte um caderno com as que teve maior dificuldade e precisa revisar. Além disso, o recurso permite que faça anotações nas questões, assim pode revisá-las.

Leia mais: Como fazer revisão de conteúdo estudado?

O importante é não esquecer de revisar. Esta etapa é essencial para a sua prova.

6) Invista em um material de estudo

Se a carreira dos seus sonhos depende de uma prova, o material que irá estudar deve ser a parte mais importante de toda a sua preparação. Não adianta se planejar, se não tiver um material de qualidade para adquirir conhecimento.

Seja por um livro, apostila, PDF, vídeo aula, cursos ou resolução de questões, invista em um bom plano de estudo. Não perca seu tempo e dinheiro com um material de péssima qualidade, pois sua aprovação vai depender disso.

O Qconcursos tem tudo isso e profissionais de referência no mercado. São diferentes planos de assinatura que podem fazer a diferença na sua vida e te preparar para alcançar seus objetivos.

SAIBA MAIS

Importante: quem estuda à distância precisa ter muita autodisciplina e foco para cumprir com horários e alcançar suas metas.

7) Crie metas de estudo

Criar metas de estudo é desenvolver conquistas a serem alcançadas num prazo de tempo. Isso irá ajudá-lo a avaliar seu desempenho e manter a sua motivação à medida que cumpre as metas.

Defina um número de questões a resolver por semana, por exemplo, e vá aumentando este número gradativamente. Com isso você aprende a fazer as questões com mais velocidade, melhorando sua produtividade e diminuindo o seu tempo de resposta no dia da prova.

8) Estabeleça uma rotina de estudos

Antes de estabelecer uma rotina de estudos, conheça seus hábitos. Para manter uma rotina, é preciso seguir o seu cronograma fielmente, com exceção dos imprevistos, mas evitando sair do combinado.

Para que isso não ocorra, procure variar nos materiais de consulta e nos locais de estudo, e lembre-se de tirar os intervalos marcados. O excesso de estudo pode levar ao desgaste.

Você também pode alternar as questões, para questões de bancas, disciplinas, instituições, separe por filtros. Além de não se sabotar na rotina, você ainda resolve mais questões.

Leia mais: A rotina de estudos faz diferença

9) Estude em um local adequado

Quando for estudar, escolha um local adequado à preparação. Mantenha a região de estudo organizada e sem muitas distrações. Se estudar em casa, procure o local mais silencioso e tente fazer desta área a mais confortável possível.

Mesmo que o local de estudos não seja a biblioteca dos sonhos, não use isso como desculpa. Se o seu objetivo é passar na prova, você irá fazer o seu melhor dentro das suas limitações.

Artigo: A importância da organização do ambiente de estudo

10) Não desanime: mantenha-se motivado!

Para se manter motivado, lembre-se por que está estudando. Deixe perto do seu local de estudo uma imagem, ou uma frase escrita, qualquer figura que lembre o objetivo que quer alcançar.

Busque palestrantes, leia artigos motivacionais, veja entrevistas com aprovados e não desanime.

Mesmo acertando 100 nos simulados, não relaxe nos estudos e relembre o motivo de todo o seu percurso. O estudo só termina quando acabam todas as etapas. Ensine seus colegas, faça comentários nas questões, revise o conteúdo, mantenha sempre o conteúdo fresco na memória.

Faça isso e a aprovação está mais perto do que imagina!


Gostou das dicas para ser aprovado em um concurso público? Está na hora de pôr em prática!

Quer saber por onde começar? Saiba mais:

Defina seus objetivos, mantenha o foco e a dedicação e não desanime!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.