O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Como passar em concurso público

Muitos candidatos se perguntam como passar em um concurso público. Pois bem, neste artigo darei algumas dicas que vão lhe ajudar muito. Não deixe de ler tudo. Com certeza, vai mudar a sua vida.

Índice do Artigo

  1. Qual concurso escolher
  2. Qual concurso não escolher
  3. Distribuição do tempo
  4. Organização do estudo
  5. Revisão do estudo
  6. Como fazer a revisão do estudo
  7. Material de estudo
  8. Metas de estudo
  9. Rotina nos estudo
  10. Motivação
  11. Local de Estudo

1) Qual concurso escolher

A primeira pergunta é essa. Você passará meses ou anos estudando muito. Irá se sacrificar na vida social e familiar. Então, tenha bem claro o que deseja, porque somente assim, terá motivação para estudar e ser aprovado.

O que você busca em um concurso? Estabilidade? Remuneração alta? Status? Realização profissional? Concretizar seu sonho de criança? De acordo com sua resposta a cada pergunta, fica mais claro escolher seu foco: qual instituição prefere e qual cargo deseja exercer.

2) Qual concurso não escolher

Além de responder o que você quer, pergunte-se sobre o que não deseja. Isso mesmo, o que você NÃO aceita para sua vida quando assumir um cargo público.

Acabo de ouvir de um ex-aluno aprovado a seguinte frase: “Eu ganho um dinheiro suado, professor...” Sabe por quê? Ele trabalha todo dia, incluindo finais de semana, acumula duas funções e o setor administrativo estava vago há 3 anos...muito trabalho, concorda? Mas, ele ganha muito bem e tem muito status. Se você deseja isso, não tem problema algum. Se não... fuja! Isso precisa ficar bem claro em sua mente.

Pergunte-se: Posso morar em outra cidade ou estado? É legal exercer um cargo numa cidade pequena do interior? Se precisar trabalhar finais de semana, tudo bem? Faço trabalho físico numa boa? Aceito o perigo e o risco de uma função perigosa? Se fizer isso todos os dias da minha vida, de modo repetitivo, estarei feliz?

Some o que você deseja com o que NÃO quer de jeito nenhum e sairá a resposta sobre qual cargo e instituição deve escolher.

3) Distribuição do tempo

É importante que a aprovação seja o seu foco, a sua prioridade de vida. Isso deve estar claro na sua mente.

Porém, ninguém estuda 24h por dia. A neurociência pedagógica já provou a importância de dormir bem para reter o conhecimento. Então, não seja um desesperado da madrugada.

Além do mais, todo mundo tem compromisso de trabalho, obra em casa, filhos pequenos, idosos que precisam de cuidados, festas familiares... então, é preciso planejar seu tempo.

Recomendo o seguinte: faça um cronograma fixo de estudo.

Se você trabalha, estude de 2h a 3h por dia fazendo questões de concursos passados e simulados. Deixe a teoria para o final de semana.

Se não trabalha, estude 8h por dia, intercalando teoria e questões de concursos passados e simulados. Sábado para revisão da semana e domingo para descanso.

Encaixe outros compromissos nesse esquema de tempo. Faça suas adaptações. Sempre que surgir um imprevisto, não se culpe. Mas, depois, retorne ao cronograma. Assim, vai manter o foco no que é importante.

Para facilitar sua vida, segue o caminho mais fácil para você se planejar dentro do Qconcursos.com: estudar teoria por meio de videoaulas, estudar por questões. Ou você pode escolher nosso guia de estudo, já com videoaulas e questões direcionadas ao seu concurso.

4) Organização do estudo

Organize seu estudo pelo modo como aprende. Você é visual, auditivo ou gosta de ler? O mercado oferece boas opções de videoaulas, mapas mentais, aulas em áudio, aulas em texto, resumos, apostilas e livros, então escolha o modo de estudo que faz com que aprenda melhor, com mais eficiência.

Monte uma tabela semanal e coloque o seu tempo de estudo diário (3h, 5h, 8h). Agora coloque qual disciplina vai atacar em cada dia e por quanto tempo. Pronto, sua tabela de estudo já está organizada e você vai economizar R$ 1.000,00 de pagamento a um coach.

E não se esqueça disso:

  • Estude apenas o que está previsto no edital do concurso público, para não perder tempo.
  • Foco nas matérias com mais peso ou maior número de questões na prova.
  • Reforce as disciplinas que sabe menos, para ampliar bastante sua pontuação na prova. Se estudar apenas o que domina, só vai ganhar mais 2 ou 3 pontinhos além do que já acertaria.

5) Revisão do estudo

Sempre organize sua tabela de estudo com uma revisão periódica. A neurociência pedagógica determina que a rever os temas de estudo fixa a matéria no cérebro.

Você sabe a senha do seu cartão de crédito e o número da sua casa ou apto, certo? Por quê? Todo dia tem que usar. Mas você se lembra do número de telefone de um amigo ou parente com que fala todo dia? Não, porque o seu celular faz isso para você. Este é um exemplo simples para ilustrar como seu cérebro funciona e a importância da revisão.

6) Como fazer a revisão do estudo

Simples: da forma que mais lhe convém. Grava áudios por disciplina? Sublinha um texto? Escreve à mão em um caderno? Seleciona algumas videoaulas importantes?

E não se esqueça disso: o Qconcursos.com permite que você faça um caderno de questões difíceis ou de questões que errou – isso é um excelente mecanismo de revisão. Basta clicar em “Cadernos” ao final de cada questão que estiver resolvendo.

Mas todas as formas são boas – contanto que faça a revisão.

7) Material de estudo

O Direito possui uma máxima: quem paga errado, paga duas vezes! Pois bem, quem estuda errado, também estuda duas vezes.

Não recorra a material de estudo desatualizado ou de baixa qualidade, compre livros clássicos, faça bons cursos, acesse sites tradicionais e com anos de experiência no mercado. Não acredite em fanfarrões, mas em bons professores. Sua aprovação agradece.

Importante: quem estuda à distância precisa ter dedicação aos estudos. Não adianta um material bom, sem a autodisciplina para cumprir seus horários e galgar metas.

8) Metas de estudo

As metas de estudo não têm a ver com tempo, mas com itens objetivos num prazo de tempo: ler 2 livros por semana, estudar 1 disciplina inteira em 1 mês, fazer 1000 questões em 3 meses... Assim, você observará sua evolução de conhecimento, vai perceber que seu índice de acerto está subindo, não cairá na rotina e manterá a motivação de perseguir vitórias parciais até sua vitória final – a aprovação.

9) Rotina nos estudos

A rotina acontece em tudo, inclusive nos estudos. Portanto, é importante variar de material de consulta, de local de leitura e, acima de tudo, fazer muitas questões de concursos passados e simulados. Este estudo prático é desafiador, incentiva a vitória e será uma solução mais lúdica e divertida contra a monotonia.

Além disso, você terá a vantagem de se acostumar às questões das bancas organizadoras e saber seu padrão de resposta.

Para você se tornar um especialista em questões e simulados, confira estes artigos:

E não deixe de conferir nosso roteiro de como estudar por meio de questões.

10) Motivação

A motivação possui dois momentos para o concurseiro: o início, quando ele toma a decisão real de passar e o final quando ele já está exausto de estudar e ainda não foi aprovado.

Algumas pessoas precisam muito. Se você é assim, busque palestrantes, livros, exemplos de quem já foi aprovado e outras formas de motivação. Mas cuidado: se você precisa muito se motivar, deve se questionar se realmente quer isso para sua vida.

Quando o concurseiro atinge um nível avançado, também precisa se motivar para o estudo, porque já não aguenta mais. Acerta todas as questões, tira 100 nos simulados...é um momento perigoso, em que o candidato pode relaxar.

Para não deixar a peteca cair, tente ensinar seus colegas de estudo. Isso vai fazer com que mantenha a matéria fresca, revise tudo e ainda vai se motivar ensinando outra pessoa – o que traz uma satisfação pessoal enorme.

11) Local de Estudo

Primeiro, vou falar o que é perfeito: procure um local cadeira confortável, silencioso, sem muitas cores e nenhuma distração para estudar. Uma biblioteca é a melhor escolha. Mas... todos nós sabemos que o mundo ideal é diferente do real.

Se não tiver jeito, assista videoaulas com fone de ouvido e esqueça o mundo, a família, o cachorro e o vizinho. Podem fazer o barulho que for – você está imerso no seu estudo.

Se estiver lendo um livro ou apostila, tem essas opções para ir: casa de um amigo, de um parente, coworking, em um café ou qualquer espaço silencioso.

Mas não use seus problemas como desculpa. Quem quer estudar, vai à escada do prédio ou até à praça pública. Machado de Assis de alfabetizou estudando à luz de velas, num local muito pobre. Sua mãe, era uma lavadeira. O importante é fazer o seu melhor, tente o local mais adequado possível, tendo em vista suas limitações.

Aprovação no Concurso Público

Estas são minhas dicas para ser aprovado em um concurso público. Fique firme, mantenha sua motivação, estude direitinho, tenha disciplina, faça muitas questões e pense apenas no seu sucesso.

Como Professor e Diretor Acadêmico do Qconcursos.com, já recebi milhares de notícias de alunos que conquistaram seu cargo público. Sempre me emociono... E o que eu mais desejo é que você seja mais um desses. Estou na torcida!

Confira estes artigos também:


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.