O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Como escrever uma redação dissertativa

A redação dissertativa é o tipo textual mais utilizado nos concursos públicos e vestibulares. Por meio dela, a banca avalia a escrita do candidato, a elaboração de argumentos, a estrutura coesiva do texto, a coerência das ideias e até a proposta para solucionar algum problema. Dessa forma, dominar a estrutura e as técnicas desse tipo textual é muito importante para alcançar boa nota. A seguir você encontrará as partes da estrutura dissertativa e como elaborar cada uma delas.

📝 Leia mais: o que é um texto dissertativo?

Introdução

O parágrafo introdutório é responsável por duas partes essenciais da redação: a apresentação do tema e a apresentação da tese. A apresentação do tema deve mostrar informações históricas, culturais ou conceituais para apresentar ao leitor qual tema será discutido na redação. Já a apresentação da tese deve abordar o posicionamento do candidato sobre o assunto. O modelo ideal para a apresentação da tese é o modelo explícito - nesse modelo, o candidato deixa claro quais serão os argumentos trabalhados no desenvolvimento.

Veja um exemplo de parágrafo introdutório sobre o tema do ENEM 2020:  “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.”

Apresentação do tema: No filme estadunidense “Coringa”, o personagem principal, Arthur Fleck, sofre de um transtorno mental que o faz ter episódios de riso exagerado e descontrolado em público, motivo pelo qual é frequentemente atacado nas ruas. Em consonância com a realidade de Arthur, está a de muitos cidadãos, já que o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira ainda configura um desafio a ser sanado. (esse modelo de apresentação expõe informações culturais - o filme “Coringa”).

Apresentação da tese: Isso ocorre, seja pela negligência governamental nesse âmbito, seja pela discriminação dessa classe por parcela da população verde-amarela. Dessa maneira, é imperioso que essa chaga social seja resolvida, a fim de que o longa norte-americano se torne apenas uma ficção. (aqui temos o modelo da tese explícita - o candidato deixa claro que abordará os argumentos “negligência governamental” e “discriminação por parte da população brasileira”).

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte reservada para a defesa dos argumentos expostos na introdução. Dessa forma, cada parágrafo deve conter a apresentação do argumento + um exemplo detalhado e respaldado que comprove essa ideia + a relação entre argumento e exemplo. É muito importante que o candidato tenha um bom repertório sociocultural, pois somente por meio dele será possível encontrar os melhores argumentos e exemplos.

Veja também um exemplo de desenvolvimento sobre o tema da redação do ENEM 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.”

Apresentação do argumento: Nessa perspectiva, acerca da lógica referente aos transtornos da mente no espectro brasileiro, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à omissão estatal. (aqui identificamos o argumento sobre a omissão estatal).

Exemplo: Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com maior número de casos de depressão da América Latina e, mesmo diante desse cenário alarmante, os tratamentos às doenças mentais, quando oferecidos, não são, na maioria das vezes, eficazes. (aqui temos o exemplo utilizado para reforçar o argumento - tal exemplo foi baseado nos dados da OMS).

Relação argumento e exemplo: Isso acontece pela falta de investimentos em centros especializados no cuidado para com essas condições. (por fim, o candidato relaciona o argumento com o exemplo apresentado).

🔥 5 assuntos quentes de Português para concursos

Conclusão

A conclusão possui o propósito de retomar a tese apresentada e finalizar a redação com um desfecho inovador. Esse desfecho por ser feito de duas formas: proposta de solução ou desfecho reflexivo. Quando o concurso ou vestibular não exigir uma proposta de solução, o desfecho reflexivo é o mais adequado - basta o candidato apresentar uma reflexão sobre o tema e também instigar o leitor a realizar a mesma reflexão.

A seguir temos o exemplo de uma conclusão com proposta, baseada no tema do ENEM 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.”

Retomada da tese: Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão do estigma associado às doenças mentais, apresentado tanto pela omissão do governo, quanto pela discriminação da sociedade. (o candidato retoma a tese apresentada na introdução, mas com o uso de outras palavras).

Proposta de solução: Para isso, compete ao Ministério da Saúde investir na melhora da qualidade dos tratamentos a essas doenças nos centros públicos especializados de cuidado, destinando mais medicamentos e contratando, por concursos, mais profissionais da área, como psiquiatras e enfermeiros. Isso deve ser feito por meio de recursos liberados pelo Tribunal de Contas da União — órgão que aprova e fiscaliza feitos públicos—, com o fito de potencializar o atendimento a esses pacientes e oferecê-los um tratamento eficaz. (a proposta possui todos os elementos - agente, ação, meio, justificativa e detalhamento).

Analise o edital!

É muito importante analisar o edital, principalmente na parte da prova discursiva. Ali estarão todas as informações, como mínimo e máximo de linhas, se o título é obrigatório ou não, se a proposta de solução deve ser elaborada, etc. Além disso, no dia da prova, a proposta temática também pode apresentar informações valiosas para ajudar no modelo a ser seguido.

Bons estudos e até a próxima!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.