O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Depois de 3 anos sem estudar, Jéssica resolveu retomar os estudos e, com planejamento e foco, foi aprovada em 1° lugar no TJSC

aprovado-qconcursos

 

Olá! Eu me chamo Jéssica Fagundes de Souza; fui aprovada em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para o cargo de Analista Administrativo – Comarca de Itajaí, e gostaria de deixar meu depoimento, bem como algumas dicas para os que almejam a tão sonhada aprovação num concurso público. Espero que meu relato os inspire ou ajude de alguma forma, como muitos dos depoimentos que li aqui, e que me serviram de essencial fonte de inspiração e motivação para continuar na luta.

Primeiras experiências com os concursos

Comecei a me interessar pela ideia de prestar concursos quando iniciei a faculdade de Administração Pública, em 2010. Um dos primeiros concursos que prestei foi também o do Tribunal de Justiça, em 2010, só que, na época, não cheguei nem perto da aprovação. Após esse concurso, segui nessa luta até o início de 2014, mas sem obter sucesso. Às vezes até conseguia uma aprovação, mas não em uma colocação significativa. Mais tarde percebi que meu insucesso se devia ao fato de eu não ter foco, e acredito ser este um erro que muitos concurseiros “iniciantes” cometem, por isso aqui deixo a minha primeira dica: escolha uma área, cargo ou até mesmo instituição de seu interesse e foque seus estudos, pois assim você vai aprofundar os conteúdos cobrados, e somente dessa forma será possível se sobressair da maioria.

Desistindo da vida de concurseira

Houve uma época, após os vários insucessos que tive com os concursos, em que desisti: parei de estudar e prestar provas e comecei a trabalhar na iniciativa privada. Isso aconteceu em 2014, após prestar o concurso para técnico bancário novo da Caixa. Fiquei sem estudar até 2017. Posso afirmar que esse longo período longe dos estudos foi um grande atraso pra mim, no entanto, não posso negar que foi necessário, pois foi somente depois dessa fase que me dei conta de que meu verdadeiro desejo era ser funcionária pública efetiva.

Retomando os estudos

No início de 2017 decidi estudar para o concurso de técnico judiciário do TJPR. Porém, diante da abertura de um concurso para técnico administrativo da Secretaria de Educação da minha cidade, Itajaí, resolvi redirecionar meus estudos para o concurso municipal. Nessa época estava trabalhando, então posso dizer que meus estudos foram bem atribulados. Contudo, nessa fase também aprendi uma importante lição, e aqui deixo minha segunda dica para os concurseiros: resolvam muitas questões. Como eu tinha pouquíssimo tempo para me preparar, montei meu material de estudos praticamente em cima de questões anteriores, resolvi muitas questões e li muitos comentários no Qconcursos. Posso dizer que essa abordagem foi fundamental para que eu conseguisse ficar dentro da quantidade de vagas disponíveis para o referido cargo – fiquei em 4º lugar num total de 5 vagas.

O método de estudo que me levou à aprovação

No fim de 2017 decidi prestar mais um concurso, para o qual não havia edital aberto ainda, mas já havia autorização. Pela primeira vez decidi começar a estudar antes do edital, e essa é minha terceira dica para os concurseiros. O concurso em questão era o do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e meu foco era o cargo de analista administrativo.

Além disso, nessa preparação resolvi “aprender a estudar para concursos”. Nunca havia me permitido “perder tempo” lendo materiais que ensinassem como estudar ou se preparar para concursos, pois achava que eu já sabia como estudar e não tinha tempo a perder conhecendo métodos de estudo. No entanto, me surpreendi quando me deparei com tanta dica útil que pude colocar em prática após a leitura do livro “Como estudar para concursos”, de Alexandre Meirelles, e aqui aproveito para deixar a indicação da obra como minha quarta dica aos concurseiros.

Comecei a estudar para o concurso do TJSC exatamente no dia 1º de janeiro de 2018. Utilizei o ciclo de estudos que conheci no livro, iniciando com as disciplinas de Direito Administrativo, Português, Direito Constitucional, Administração Geral e Orçamento Público. Dividi as matérias em blocos, colocando um ou dois assuntos em cada um deles. O estudo consistia basicamente em:

1) leitura;

2) videoaula ou aula em pdf;

3) exercícios;

4) revisão.

Para cada bloco eu criava um caderno no Qconcursos, colocando as questões mais importantes. As revisões eu fazia um dia após ter visto o assunto pela primeira vez, outra depois de uma semana e outra depois de 15 dias e, depois, a cada 30 dias. Nas revisões eu lia meus resumos e marcações, resolvia mais questões e, por último, resolvia novamente as questões salvas no Qconcursos. Eu sempre fazia anotações dos assuntos que estudava, e a cada revisão eu acrescentava mais informações, como um comentário referente a alguma questão ou outra informação a mais que achasse importante. É válido ressaltar que meu estudo era todo focado na banca responsável pela elaboração da prova, e essa é outra dica fundamental aos concurseiros.

A questão emocional

Acho importante falar disso também. Vejo que muitos concurseiros estão muito preocupados em passar e acabam se esquecendo de cuidar do lado emocional. Também digo isso por experiência própria. A pressão para passar num concurso é muito grande, principalmente quando você abre mão de muita coisa para se dedicar a esse projeto. Por isso é tão necessário dedicar um tempo a se conhecer melhor, conhecer seus limites, investir algum tempo para prática de exercício físico ou outra atividade que o “desligue” um pouco do concurso. Tenha em mente que concurso é um projeto em longo prazo; logo, o concurseiro deve levar uma vida equilibrada para que possa conduzir esse projeto pelo tempo que for necessário até a aprovação.

 

Ficou inspirado com a história da Jéssica, mas não sabe por onde começar?

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

Assine Qconcursos.com e tenha todo o material necessário para seus estudos.

 

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.