O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

[OFERTA POR TEMPO LIMITADO] 30% OFF assinatura Premium Anual

Eu quero

A importância da organização do ambiente de estudo

Quando pensamos em preparação para concursos públicos, associamos imediatamente a atividades acadêmicas, como leitura e cálculos. No entanto, a jornada começa no local escolhido para os estudos, etapa anterior ao mergulho em teoria e prática.

O ambiente de estudos para concursos públicos pode parecer um detalhe, mas faz toda a diferença para uma preparação qualificada. O local é onde o aprendizado acontece e sua estrutura pode influenciar diretamente na capacidade de concentração, organização e até na motivação do concurseiro.

Aquelas imagens de uma mesa de estudo com materiais espalhados, computador em meio a livros, anotações e canetas são, geralmente, associadas a um ótimo desempenho de estudos. Porém, o tiro pode sair pela culatra.

O cérebro tende a ficar confuso em um ambiente desordenado. Quanto maior a desorganização, maior será o esforço para voltar a atenção ao que está fazendo. Isso pode afetar o foco e a gestão do tempo, detalhes preciosos para quem está se preparando para um concurso.

Abaixo, reunimos algumas dicas sobre como é um ambiente ideal para estudar, seja para concurso público, Enem ou outros exames que podem fazer diferença na vida de uma pessoa.

Conforto

No caso de estudo a distância, predominante no mundo dos concurseiros, o espaço em casa deve ser como uma sala de aula. Por isso, a mesa deve ter a altura ideal e a cadeira deve ser confortável, adaptada ao corpo de quem reserva horas de estudo para as provas.

A ventilação também é um ponto importante. O protagonista deve ser o conteúdo acadêmico cobrado no concurso. A última preocupação que alguém precisa ter durante esse período é sentir frio ou calor.

Iluminação

Uma iluminação inadequada prejudica o rendimento, dando sono e até mesmo dor de cabeça. A intensidade e direção da luz devem ser verificadas. Além disso, a luz natural pode ser um diferencial.

Posicionamento

A mesa de estudos deve estar posicionada em um ambiente com pouca distração ao redor. E, assim como o silêncio, imagens e paisagens podem influenciar no foco.

Tudo ao alcance

O material de estudo deve estar sempre ao alcance. Ter que levantar a todo momento para pegar alguma coisa que está faltando pode fazer com que se perca o foco e, como sempre, tempo.

Computador, livros, canetas e outros materiais de que o estudante precisa, realmente necessários, devem estar próximos. Inclusive um copo de água e fones de ouvido, no caso de conteúdos em videoaulas.

Acesso à internet

Hoje em dia, a internet é uma grande companheira de todos os momentos, especialmente nos estudos a distância. Por isso, o ambiente de estudos deve ter uma boa conexão para que o estudante possa acessar conteúdos e entrar em contato com professores quando quiser e sem interrupção.

De olho no tempo

Por último, mas não menos importante, está o calendário. O tempo pode ser amigo ou inimigo na preparação para um concurso público. É muito importante que o cronograma definido no início da jornada esteja visível no ambiente. A estratégia ajuda o concurseiro a otimizar sua preparação e a fim de não afetar o planejamento.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.