O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Estudo para concursos: a importância do filtro de questões

Os concurseiros utilizam métodos únicos para estudar para concursos, estabelecendo um planejamento de acordo com sua rotina. No entanto, há uma unanimidade quando se fala em ferramentas importantes para turbinar os estudos: o filtro de questões. O recurso otimiza os estudos, auxilia no foco e ainda faz bem à saúde. Como? Você verá nas linhas a seguir.

Ao entrar na página de questões de concursos, o estudante mergulha em milhões de exercícios. São questões de bancas, institutos, cargo, área de formação, área de atuação, nível de escolaridade, nível de dificuldade, modalidade, disciplina, ano da prova… Enfim, um mundo de possibilidades!

Entretanto, a maior parte das pessoas que buscam concursos já sonha com uma carreira ou instituto. Por isso, resolver todas as questões, sem filtrá-las de acordo com o objetivo, pode diminuir o foco e até mesmo afetar o rendimento.

Desse modo, surge a solução nos filtros de questões.

Os filtros podem ser utilizados em todas as fases de um concurso: previstos, quando autoridades indicam a possibilidade da realização de um novo certame; autorizados, com bancas já definidas; e o tão aguardado edital publicado.

No caso de uma instituição com concurso previsto ou autorizado, há a possibilidade de estudar por meio de provas anteriores do órgão, filtrando as questões de acordo com a instituição.

Filtro por instituto
Filtro por instituto

Chegou aquele momento da definição da banca responsável por organizar a avaliação. Neste momento, além da opção de estudar com questões focadas no instituto, há o filtro por banca. O leque foi ampliado.

Filtro por banca
Filtro por banca

Já sabe qual disciplina deseja estudar? Então, escolha os filtros pertinentes ao assunto que precisa estudar, seja por dificuldade ou por necessidade.

Por exemplo, ao fazer a análise no Raio X, você observa que precisa reforçar os estudos de verbo. Com isso, vá à página de questões e selecione Português no campo Disciplina. Em seguida, vá em Assunto, escolha Verbos e clique em filtrar.

Filtro por disciplina e assunto
Filtro por disciplina e assunto

O nível de dificuldade também pode ser de grande ajuda. Com o tempo, algumas questões podem parecer simples de resolver. Por isso, optar por algumas consideradas mais difíceis pode servir como um teste de nivelamento e quebrar novas barreiras nos estudos. Expandir o conhecimento é um bom artifício para o crescimento.

Filtro por nível de dificuldade
Filtro por nível de dificuldade

Dicas de especialistas

O diretor acadêmico do Qconcursos, Fernando Bentes, mostra como usar filtros que podem fazer diferença, além dos erros que devem ser evitados ao utilizar a ferramenta.

Selecione questões com comentários dos professores

É comum surgirem algumas incertezas durante o estudo por questões, especialmente naquelas relacionadas a uma disciplina com maior nível de dificuldade. Com os comentários dos professores, é possível solucionar dúvidas logo após a resolução.

Filtro por comentários do professor
Filtro por comentários do professor

Para visualizar somente questões que têm vídeos comentados por professores, selecione os filtros de acordo com a sua necessidade e marque a opção comentários do professor.

Não confundir área de conhecimento com área de formação

Muito cuidado ao filtrar questões por áreas. Área de formação é relacionada à formação do candidato, como já diz o nome. Por exemplo, um cargo de analista que requer nível superior em biblioteconomia.

Filtro por área de formação
Filtro por área de formação

Já a área de conhecimento é voltada ao setor em que vai trabalhar. Por exemplo, um cargo de assistente, que exige nível médio, da área de contabilidade.

Filtro por cargo e área de conhecimento
Filtro por cargo e área de conhecimento

Escolher vários cargos semelhantes ao que deseja, porque as instituições só mudam o nome, mas a função é a mesma

Cada órgão tem sua especificidade e, com isso, pode acontecer de o cargo e sua área mudarem de nome, mesmo exercendo o mesmo serviço.

Fazer questões pela página da disciplina que deseja estudar

Filtro por disciplina
Filtro por disciplina

Usar a função caderno para:

  • Separar o estudo por banca e disciplinas
  • Separar as questões que errou para revisar no futuro
Exemplo de como ciar cadernos para revisão de questões erradas
Exemplo de como ciar cadernos para revisão de questões erradas

Como salvar filtros no Qconcursos

Após a seleção, é importante salvar os filtros. Isso vai facilitar o trabalho ao voltar aos estudos de um determinado assunto. É só clicar em salvar filtros e dar um nome.

Para encontrar as questões que salvou dentro de um filtro, tenha certeza de que está no segmento em que as gravou: concursos públicos, concursos militares, OAB ou Enem e Vestibulares.

Para isso, em questões, clique em “meus filtros”. Uma lista vai aparecer na lateral direita da tela com todos os filtros já salvos.

Exemplo de como salvar filtros
Exemplo de como salvar filtros

Por último, mas não menos importante…

Vai estudar à noite? Utilize o modo noturno. Para ativá-lo, basta clicar no ícone da lua localizado na página de questões.

Como ativar o modo noturno
Como ativar o modo noturno

O recurso não é exatamente um filtro de questões, mas traz benefícios à saúde de quem está estudando. Com o brilho da tela reduzido, o estudo torna-se mais agradável em ambientes de pouca iluminação. Uma grande vantagem para quem opta por madrugadas de estudos.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.