O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A MAIOR Black Friday está chegando. Inscreva-se e saia na frente 🧡

6 dicas essenciais de como começar a estudar para o Enem

É ano de Enem e você ainda nem pegou no caderno? Calma, sempre dá tempo de organizar e otimizar o tempo para estudar o máximo possível para o exame, veja essas 6 dicas essenciais de como começar a estudar para o Enem e entrar no ritmo de estudos!

Enem Action: inscreva-se no simuladão online e gratuito

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) engloba muito conteúdo e isso pode te apavorar em um primeiro momento, mas saiba que existem formas e técnicas para direcionar e organizar melhor seus estudos e com dedicação você consegue chegar lá. Mas, primeiro, você sabe como é dividida a prova?

Como funciona o Enem?

Para se dar bem na prova do Enem é preciso bem mais que estudo. Você precisa saber fazer a prova, gerir bem o tempo e ter bastante foco. Por isso, conhecer como é o exame é essencial. São 4 provas e uma redação divididas em dois dias de exame.

As provas são as seguintes:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

A prova é feita em dois domingos. No primeiro dia, são duas provas de 45 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e outra com o mesmo número de questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação.

A prova tem duração de 5h30, o que dá mais ou menos 3 minutos para a resolução de cada questão. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A prova começa pontualmente às 13h30 e termina às 19h.

A prova de redação deve ser feita no gênero dissertativo-argumentativo, ou seja, os candidatos terão de tecer um raciocínio a respeito do tema que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão apresentando uma proposta de resolução para a questão levantada pelo tema.

Já no segundo dia, são feitas 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e outras 45 questões sobre Matemática e suas Tecnologias. Os horários de abertura e fechamento dos portões são as mesmas, no entanto no 2º dia a prova tem 5h de duração, começando às 13h30 e terminando às 18h30

Como começar a estudar para o Enem? 6 dicas

Agora que você tem em mente como funciona a prova, é preciso se preparar para ela. Para isso, você precisa basicamente de 3 coisas: dedicação, organização e métodos.

Separamos 6 dicas de como começar a estudar para o Enem que podem te ajudar, veja abaixo.

1. Veja prazos, datas e edital do Enem

Antes de mais nada é preciso saber quanto tempo falta para a prova e para a inscrição. A partir disso, você terá condições de montar um cronograma como veremos a seguir, mas antes procure saber quantos dias você tem até a prova.

Depois disso, confira o edital para saber o que cai no Enem. Agora você já saberá quanto tempo você terá disponível e quais conteúdos terá que estudar, o que nos leva ao segundo tópico.

2. Defina quanto tempo você poderá dedicar ao estudo

Se você busca entender como começar a estudar para o Enem precisa ter em mente que o tempo de estudo é muito importante, mas quase tão importante é a consistência. Não vai adiantar muito virar madrugadas estudando se você funciona melhor de manhã, por exemplo.

É preciso conhecer como é o seu ritmo de estudo, os melhores horários para estudo e claro, encaixar na sua rotina caso você trabalhe, por exemplo.

Não existe certo ou errado aqui, tudo vai depender da sua dedicação, da concorrência do seu curso e sua dinâmica de aprendizado. Mas tenha em mente que o conteúdo é extenso, então se faltarem menos de 4 meses você terá que priorizar o que tem dificuldade!

3. Defina a melhor forma de estudo para você

De que jeito você aprende melhor? Vídeo-aula? Aula presencial? Estudando sozinho? Essas são questões que tem que ser levantadas agora. Isso porque muitos cursos têm grade fechada, logo entrar no começo é o ideal.

Os seus horários vão pesar muito no que se refere a aulas ao vivo e seu orçamento irá guiar sobre qual tipo de preparação você pode bancar.

Veja mais: Vídeo ou PDF: O que priorizar na hora de estudar para aprender mais?

4. Conheça seus pontos fortes e fracos

Outro ponto fundamental para você que busca entender como começar a estudar para o Enem é se conhecer, enquanto estudante, tanto em quais disciplinas você vai melhor e quanto em qual período do dia você rende mais.

Se você tem mais dificuldades com português e mais facilidade com exatas, não faz sentido ter o mesmo tempo para ambas. Você terá de direcionar seu estudo para as áreas que têm mais dificuldade.

5. Monte um cronograma de estudos

Com seus horários em mãos, cursos e/ou apostilas compradas e conhecendo bem seus pontos fortes e fracos, é hora de montar seu cronograma de estudos. Ele é quem vai guiar os seus estudos durante todo o período, por isso, faça-o com cuidado e seja realista. Essa organização ficará mais fácil se você utilizar um aplicativo de estudos.

O cronograma deve se apoiar no edital do Enem e deve se preocupar em pautar sua rotina de estudos, tempo para pausas e lazer, revisões, realização de simulados, treino para redação, enfim, tudo o que você vai fazer nesse período.

6. Use a técnica pomodoro

Por fim, uma técnica bem conhecida pode ser interessante para você, a técnica pomodoro funciona assim: você separa seu estudo em blocos de concentração para ajudar a manter o foco e aumentar o seu rendimento.

A ideia é separar em 4 blocos de 25 minutos com 5 minutos de pausa entre cada bloco e uma pausa de 30 minutos ao final dos 4 blocos. O ideal é sempre respeitar os tempos, sem pular pausas e nem trocar de conteúdo no meio de um bloco.

Com o tempo sua cabeça começa a operar dessa forma e será possível até aumentar o tempo de cada bloco, mas busque sempre manter o padrão, dessa forma você mantém uma boa rotina e otimiza seu tempo.

E aí já sabe como começar a estudar para o Enem? Pronto para mandar ver no estudo e se preparar para a prova? Aproveite para ver outros artigos sobre o melhor local de estudo, como organizar seu ambiente de estudo e algumas dicas sobre como resolver questões de múltipla escolha.


*Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo do Enem? Acompanhe o nosso canal no Telegrame fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.