Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre direitos da nacionalidade em direito constitucional

Foram encontradas 1.428 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2486001 Direito Constitucional
Anne e Johan, de nacionalidade originária alemã e que se naturalizaram brasileiros, passaram a trabalhar em um consulado marroquino com sede na Itália. Durante o período em que estavam em solo italiano, nasceu Andreas, que foi registrado perante a repartição italiana competente. Ao completar dezoito anos de idade, Andreas passou a morar no território brasileiro. 
À luz dessa narrativa, é correto afirmar que Andreas é
Alternativas
Q2470880 Direito Constitucional
[Questão inédita] A nacionalidade secundária pode ser adquirida através do procedimento de naturalização, cujas regras variam conforme o ordenamento jurídico do Estado. No caso da Constituição brasileira, o artigo 12, II, dispõe que são considerados brasileiros naturalizados:
Alternativas
Q2467458 Direito Constitucional

Julgue o item a seguir. 


O genocídio e os atos relacionados, conforme definidos na Convenção, não são considerados crimes políticos para efeitos de extradição, obrigando as partes contratantes a conceder a extradição conforme sua legislação e tratados em vigor.

Alternativas
Q2467124 Direito Constitucional
A distinção entre brasileiros natos e naturalizados somente será verificada nas hipóteses feitas pela Constituição Federal. Nesse sentido, é permitido ao brasileiro naturalizado exercer o cargo de:
Alternativas
Q2456180 Direito Constitucional
[Questão Inédita]  A Constituição Federal em seu artigo 12, § 1º, dispõe que aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição. Esta situação ficou conhecida como “quase nacionalidade”. A seu respeito, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A
5: E