O período da chamada República Velha (1889 – 1930) foi marca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2472002 História
O período da chamada República Velha (1889 – 1930) foi marcado por diversas tensões no campo social e econômico. Dentre os fatores que causaram as revoltas sociais, destacam-se: desigualdade social, pobreza, violência, medo, fanatismo religioso, dentre outros.
Em relação aos acontecimentos abaixo, o único que não ocorreu no período da República Velha, foi:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Revolução Farroupilha.

Vamos entender melhor o tema e o raciocínio para resolver esta questão.

O período da República Velha no Brasil, que vai de 1889 a 1930, foi marcado por uma série de conflitos sociais e econômicos. Esses conflitos emergiram das profundas desigualdades sociais, pobreza, violência, medo e até fanatismo religioso presentes na sociedade brasileira daquela época.

Para resolver a questão, é necessário conhecer bem os eventos históricos e suas respectivas datas. Vamos analisar cada alternativa:

A - Revolta da Vacina

A Revolta da Vacina ocorreu em 1904, durante o governo de Rodrigues Alves, no contexto da República Velha. Foi uma manifestação popular contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, imposto pelo governo para melhorar a saúde pública no Rio de Janeiro.

B - Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916, também durante a República Velha. Foi um conflito entre posseiros e forças do governo brasileiro, na região fronteiriça entre Paraná e Santa Catarina, causado por disputas de terra e influências messiânicas.

C - Revolta da Chibata

A Revolta da Chibata aconteceu em 1910, ainda na República Velha. Foi uma revolta liderada por marinheiros insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho e o uso de castigos corporais na Marinha Brasileira.

D - Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi um conflito que ocorreu de 1835 a 1845, ou seja, bem antes do início da República Velha. Esse evento foi uma revolta contra o governo imperial, no contexto do Brasil Império, iniciada no Rio Grande do Sul.

Portanto, a única alternativa que não corresponde a um evento ocorrido durante a República Velha é a D. A Revolução Farroupilha ocorreu no século XIX, durante o período imperial do Brasil, e não na República Velha.

Espero que essa explicação tenha clareado o raciocínio necessário para resolver a questão. Se precisar de mais alguma orientação, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"As revoltas na Primeira República foram motivadas por inúmeros fatores, como desigualdade social e pobreza, violência policial, medo, fanatismo religioso etc.

As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata."

Letra D

A Guerra dos Farrapos ocorreu no Período Regencial, e deu inicio em 20 de setembro de 1835.

A Guerra dos Farrapos aconteceu, principalmente, por causa da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro. No século XIX, a província do Rio Grande do Sul tinha como principal produto o charque (carne-seca), que era vendido como principal alimentação dos escravos no Sudeste e Nordeste do Brasil.

O charque era produzido pelos charqueadores, que compravam a carne bovina dos estancieiros, os criadores de gado do Rio Grande do Sul. A grande insatisfação destes estava relacionada com a cobrança de impostos realizada pelo governo sobre a produção de charque da região. O charque gaúcho recebia uma pesada taxa de cobrança, enquanto o que era produzido pelos uruguaios e argentinos tinha uma taxação diminuta.

Esse quadro tornava o produto gaúcho menos competitivo, uma vez que seu preço era maior. A principal exigência dos estancieiros era que o charque estrangeiro fosse taxado para tornar a concorrência entre o produto nacional e o estrangeiro mais justa. No entanto, outras razões ajudam a entender o início dessa revolta:

Insatisfação com a taxação sobre o gado na fronteira Brasil–Uruguai;

Insatisfação com a criação da Guarda Nacional;

Insatisfação com a negativa do governo em assumir os prejuízos causados por uma praga de carrapatos que atacou o gado na região em 1834;

Insatisfação com a centralização do governo e a falta de autonomia da província;

Circulação dos ideais federalistas e republicanos na região.

GABARITO D.

Durante a República Velha (1889–1930), várias revoltas marcaram o cenário brasileiro. Aqui estão as principais:

  1. Guerra de Canudos (1896-1897):
  • Ocorreu no sertão da Bahia, envolvendo o Exército brasileiro e os habitantes do arraial de Belo Monte.
  • Liderado por Antônio Conselheiro, o arraial desafiava a ordem estabelecida e possuía características igualitárias.
  1. Guerra do Contestado (1912-1916):
  • Disputa na região entre Paraná e Santa Catarina.
  • Sertanejos insatisfeitos com a pobreza e fervor religioso se envolveram no conflito.
  1. Revolta da Vacina (1904):
  • No Rio de Janeiro, a população protestou contra a violência do processo de modernização e a campanha de vacinação forçada.
  1. Revolta da Chibata (1910):
  • Marinheiros negros e mestiços se rebelaram contra os castigos físicos na Marinha.

: :

são todas da república velha.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo