Uma sociedade empresária reconheceu e pagou imposto de R$ 2...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912997 Contabilidade Geral
Uma sociedade empresária reconheceu e pagou imposto de R$ 2.000 referente à venda de um veículo que era utilizado em sua atividade operacional.
Na Demonstração dos Fluxos de Caixa da sociedade empresária, o imposto pago deve ser reconhecido como
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se do levantamento da DFC conforme o CPC 03.

Conforme o CPC 03 (DFC), a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento. 

⟶ 1. Atividade operacional (FCO): montante dos fluxos de caixa é o indicador-chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para: amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos (ou juros sobre o capital próprio) e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. São as principais atividades geradoras de receita da entidade.

⟶ 2. Atividade de investimento (FCI): referente à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

⟶ 3. Atividade de financiamento (FCF): resulta em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

➤ Resolução: o imposto pago deve ser reconhecido como:

Segundo o item 35 do CPC 03, "Os fluxos de caixa referentes ao imposto de renda (IR) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) devem ser divulgados separadamente e devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser identificados especificamente como atividades de financiamento e de investimento".

 Nota-se que o imposto pago pode ser associado à venda de imobilizado (FCI). Portanto, é classificado com atividade de investimento.

Gabarito: Letra D.

Questão muito interessante e já foi objeto de cobrança pela banca em outros momentos. Como regra, o

pagamento de impostos é classificado como fluxo de atividades operacionais.

Todavia, de acordo com o item 35 do CPC 03 - DFC, fluxos de caixa referentes ao imposto de renda (IR) e

contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) devem ser divulgados separadamente e devem ser

classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais, a menos que possam ser identificados

especificamente como atividades de financiamento e de investimento.

No caso apresentado, o imposto está relacionado com ganho de capital incorrido na venda de um ativo

imobilizado, ou seja, um fluxo de atividade de investimento.

Assim sendo, o pagamento do imposto (acessório) vai acompanhar o "principal", sendo classificado como

fluxo de atividades de investimento. O gabarito é letra d.

Tributos sobre o lucro (IR/CSLL)

=> Transação não identificada (Regra geral) = Atividades operacionais

=> Transação identificada => Segue a transação (investimento/financiamento)

FONTE: COMENTÁRIO DO TEC

Basicamente, temos que o acessório (imposto pago) acompanha o principal (nesse caso, venda de um veículo = atividade de investimento).

Gabarito: D

Gilmar Possati 

A) Incorreta. Ajustes de lucro são usados para reconciliar o lucro líquido com o fluxo de caixa das atividades operacionais, mas não é o caso do pagamento de imposto sobre a venda de um ativo.

B) Incorreta. "Caixa e equivalentes de caixa" é uma seção que mostra a posição final de caixa, não uma categoria de atividade. 

C) Incorreta. Atividades operacionais incluem fluxos de caixa relacionados às operações principais da empresa, como recebimento de vendas e pagamento de despesas operacionais. O pagamento de imposto sobre a venda de um ativo de longo prazo não se enquadra aqui.

D) Correta. A venda de um veículo usado em atividades operacionais é considerada uma atividade de investimento. Portanto, o imposto pago sobre essa venda também é classificado como uma atividade de investimento.

E) Incorreta. Atividades de financiamento envolvem fluxos de caixa relacionados a transações com os proprietários ou credores da empresa, como empréstimos, emissão de ações, e pagamento de dividendos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo