“Para vencer as epidemias comuns nas cidades brasileiras, co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273315 História
“Para vencer as epidemias comuns nas cidades brasileiras, como febre amarela, varíola e cólera, a palavra de ordem era higienização das ruas e das pessoas. Para atingir seu objetivo, o Presidente Rodrigues Alves buscou disciplinar os espaços e as pessoas, sobretudo, os pobres que eram considerados pelas elites e autoridades como culpados pelas doenças” (NAPOLITANO, 2016, p.32). Após identificar a legitimidade das sentenças sobre a atuação governamental no início da República no Brasil, com o objetivo de derrotar as epidemias, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.

I- Na luta contra as epidemias, a disciplinarização dos espaços e das pessoas dos pobres ocorreu apenas na cidade do Rio de Janeiro, capital do país no período, por isso, as epidemias só foram controladas na cidade do Rio de Janeiro.
II- Para derrotar as epidemias, a imprensa realizava uma campanha ampla de esclarecimento sobre a importância da vacinação em massa contra febre amarela, varíola e cólera.
III- O Presidente Rodrigues Alves era contra a vacinação da população por acreditar que a vacina “colocava a doença dentro do corpo” e, por isso, defendia a sangria para expulsar as doenças do corpo e a higienização dos espaços.
IV- A falta de vacina gratuita contribuía para o maior índice de mortalidade entre a população pobre o que culminava em movimentos populares contra o governo.
V- As autoridades governamentais, com a justificativa de vencer as epidemias, expulsaram majoritariamente os pobres do centro da cidade, que passaram a morar nas periferias, levando ao surgimento das chamadas favelas.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas