Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue o item a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125676 Português

Texto 1


                 

Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue o item a seguir.


Nilo Peçanha deferiu o pedido de inscrição de Maria José de Castro Rebello Mendes no certame para a contratação de terceiro oficial da Secretaria de Estado, em razão da carência de pessoal por que vinha passando essa secretaria há mais de uma década.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

Ideias no texto: Linha 55 - mas o que não posso é restringir ou negar o seu direito, toda vez que as leis existentes não restringem nem negam.

Reflito que indubitavelmente o certame foi iniciado para suprir a carência de pessoal. Já o deferimento do pedido de inscrição de Maria José de Castro Rebello Mendes precisa ser analisado por outro viés. Não percebo um olhar isonômico de Nilo Peçanha sobre essa questão da inserção da mulher ao certame (fundamento essa ideia com a leitura da linha 66). O que podemos inferir é que a atuação dele foi pautada por consulta jurídica e a lei foi soberana a sua posição (linha 55).

Errado o texto fala que só por meio de concurso público poderá ingressar é não por meio de contratação

FOI ACEITA PELA COMPETÊNCIA

FOI ACEITA PELA COMPETÊNCIA

Errado.

Nilo Peçanha deferiu o pedido de inscrição de Maria José, mas não pelo fato de haver mais de 10 anos sem que tivesse concurso público para o cargo de 3º Secretário.

À época era incomum a participação de mulheres em tal posição e foi polêmico a solicitação de inscrição feita pela candidata.

Nilo Peçanha fundamenta que se houveram imperatrizes e rainhas, não haveria motivo para cercear o direito de uma mulher interessada a ser empossada em um cargo administrativo.

Logo, o motivo de Nilo Peçanha deferir a inscrição foi pelo simples fato de não haver razões legais para impedir que uma mulher aspirasse a um cargo de carreira diplomática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo