As lesões ligamentares do tornozelo constituem as patologias...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2433968 Fisioterapia

As lesões ligamentares do tornozelo constituem as patologias traumáticas mais frequentes na prática de esportes e da população em geral. Muitas vezes, tais lesões são menosprezadas pelos médicos e pacientes, podendo causar sintomas residuais e até sequelas permanentes. Por outro lado, cerca de 80 a 90% de todas as lesões do tornozelo, quando adequadamente tratadas, evoluem com resultados satisfatórios. A entorse lateral do tornozelo é mais frequente, sendo o trauma em inversão, que envolve os extremos de inversão do retropé e a rotação externa da tíbia, o principal mecanismo de lesão, responsável por 70 a 85% das lesões de tornozelo. Ele envolve o complexo ligamentar lateral e pode ser doloroso e debilitante por várias semanas. Um número expressivo de pacientes, cerca de 33%, queixa-se de dor, inchaço e rigidez após doze meses da lesão. Após cinco anos, quase 20% dos pacientes relatam que as queixas são persistentes. Além das queixas, um risco aumentado de entorse recorrente está, especialmente, presente no primeiro ano após a entorse inicial. Estudos com acompanhamento de longo prazo (5 a 7 anos) mostraram que, após uma entorse inicial, até 20% dos pacientes relataram lesões recorrentes. Uma das técnicas utilizadas para o tratamento das entorses de tornozelo são as mobilizações articulares. Sobre a mobilização manual como parte do tratamento de entorse do tornozelo, analise as afirmativas a seguir.


I. A mobilização manual da articulação pode fornecer um aumento de curto prazo na ADM de dorsiflexão da articulação do tornozelo após entorse lateral aguda.

II. As mobilizações talocrurais levam a menos tempo e menos recursos de tratamento; porém, pioram a velocidade da passada na marcha.

III. Embora não seja possível sobrecarregar o tecido lesado durante a fase de inflamação nos primeiros dias após o trauma, a manipulação da fáscia pode ser possível nos tecidos conjuntivos circundantes.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas