O principal foco dos estudos sobre a economia de água em pl...
( ) O movimento de água por fluxo em massa é comum nos solos e no xilema. ( ) O movimento de água líquida, por diferença de concentração, é lento, de modo que a difusão somente se torna importante para as plantas, quando se trata de transporte a curta distância (dentro da célula ou, quando muito, de uma célula para outra). ( ) O fluxo em massa ocorre quando uma força externa, tal como gravidade ou pressão, é aplicada. Como resultado, todas as moléculas da substância se movem de maneira desordenada. ( ) A difusão pode ser interpretada como um movimento de uma substância, de uma região de baixa concentração para uma região de alta concentração, acompanhado de movimentos ao acaso de moléculas em massa. ( ) Um terceiro processo responsável pelo transporte de água é a osmose, a qual se refere ao movimento de um solvente, tal como a água, através de uma membrana.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá!
Gabarito: B
Bons estudos!
-Estude como se a prova fosse amanhã.
A primeira frase da questão está errada e o gabarito diz estar certa. Fluxo de massa ocorre no floema e não no xilema.
A primeira afirmativa está incorreta. Fluxo de massa é no floema.
A evaporação da água no processo transpiratório aumenta a demanda por
água nas células dos estômatos. Este aumento de demanda é transmitido de
célula a célula, passa pelos vasos do xilema e chega às raízes. Neste sentido,
a diferença entre a quantidade de água da solução do solo e a do xilema cria
uma tensão (pressão negativa) nos vasos, o que promove um movimento de
água principalmente por fluxo de massa.
O fluxo em massa ocorre quando uma força externa, tal como gravidade ou pressão, é aplicada. Como resultado, todas as moléculas da substância se movem como uma massa única. Um exemplo clássico é a água que recebemos nas torneiras de nossas casas, nas quais a água flui em resposta a uma pressão hidrostática estabelecida pela gravidade. Como veremos posteriormente, movimento de água por fluxo em massa é comum nos solos e no xilema de plantas.
A difusão pode ser interpretada como um movimento de uma substância, de uma região de alta concentração para uma região de baixa concentração, acompanhado de movimentos ao acaso de moléculas individuais. Assim, enquanto o fluxo em massa é impulsionado pela pressão, a difusão é impulsionada pela diferença de concentração.
O movimento de água líquida, por diferença de concentração, é lento, de modo que a difusão somente se torna importante para as plantas, quando se trata de transporte a curta distância (dentro da célula ou, quando muito, de uma célula para outra). Em particular, a difusão é um importante fator no suprimento de CO2 para a fotossíntese bem como para a perda de vapor d’água durante a transpiração na folha.
OSMOSE como o movimento de água através de uma membrana com permeabilidade seletiva devido a um gradiente de potencial hídrico. OBS: Em geral, dizemos que o transporte de água ocorre a favor de um gradiente, ou seja, de uma região de maior pressão e, ou concentração para uma de menor. O transporte a favor de um gradiente é denominado de transporte passivo.
http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/APOSTILA/RELACOES_HIDRICAS.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo