O incêndio relacionado com o curto-circuito ocorre quando a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2245027 Engenharia Elétrica
O incêndio relacionado com o curto-circuito ocorre quando a corrente de curto-circuito é superior à capacidade de interrupção do dispositivo de proteção; neste caso, o disjuntor termomagnético. Uma forma de dimensionamento é por meio do tempo de atuação do dispositivo, conhecendo parâmetros por intermédio da curva do disjuntor. Suponha que a corrente presumida de curto-circuito, em um circuito com bitola de 6,0 mm2 , que irá utilizar um disjuntor termomagnético de corrente nominal de 46 A, seja 50 vezes superior à corrente nominal. No manual do fabricante, a corrente de ruptura do dispositivo é de 6 kA. A razão entre a corrente presumida de curto-circuito e corrente nominal do dispositivo, leva na curva do dispositivo a um tempo de atuação do dispositivo de 0,05 s. O tempo limite de atuação do dispositivo depende da bitola do condutor a ser escolhido, da corrente presumida de curto-circuito e do tipo de material dos condutores e isolação, como pode ser visto na equação: 
Imagem associada para resolução da questão

Em que:
. K: constante numérica relacionada ao tipo de condutor e material isolante; .  S: bitola dos condutores em mm2 ; . Ics corrente elétrica presumida de curto-circuito; . t: tempo limite de atuação do dispositivo de proteção.
Considere que o curto-circuito é simétrico com duração inferior a 5,0 s. Se os condutores são de cobre com isolação em PVC (K = 115), é correto afirmar que o tempo limite de atuação do dispositivo para proteção contra curtos-circuitos e a recomendação do dispositivo, são respectivamente: 

Alternativas