O texto acima confirma o que diz o Parecer Conselho Naciona...
Leia o trecho a seguir para responder à questão.
A formação inicial nas licenciaturas. Quanto ao processo formativo, os referenciais e as diretrizes curriculares de âmbito nacional para a educação básica existentes pressupõem um currículo ordenado por grandes áreas de conhecimento, que permitem pensar em uma perspectiva integrada as diferentes disciplinas escolares do Ensino Fundamental e Médio. Na educação infantil, as áreas ou campos de experiência apresentam características interdisciplinares. Entretanto, as licenciaturas continuam, grosso modo, voltadas para as disciplinas específicas do currículo da escola básica e não propriamente para uma formação mais integrada e interdisciplinar.
GATTI, B. A. etal. Professores do Brasil: novos cenários de
formação. Brasília: UNESCO, 2019.
I. Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria. II. Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica.
III. Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
IV. Recusar participar da gestão das instituições de educação básica, sem contribuir para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico da escola.
É correto apenas o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - I, II e III. Agora, vamos analisar por que essa é a resposta adequada.
A questão se refere à formação de professores na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica, que enfatiza a importância de uma formação inicial que esteja alinhada com a perspectiva integrada e interdisciplinar. Este é um movimento que busca superar uma visão fragmentada do saber, o que é reafirmado no texto da UNESCO mencionado na questão.
O Parecer CNE/CP 02/2015 e a Resolução CNE/CP 02/2015 apontam para a necessidade de uma formação que contemple uma visão ampla e contextualizada do ensino, dos processos de aprendizagem e do desenvolvimento dos estudantes, como destacado na afirmação I.
Na afirmação II, é destacado o papel do professor no que tange à promoção da aprendizagem e desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, o que está em consonância com a visão contemporânea das competências que um docente deve desenvolver.
Quanto à afirmação III, é abordada a necessidade de domínio dos conteúdos específicos e pedagógicos, bem como das abordagens teórico-metodológicas de maneira interdisciplinar, isto é, a capacidade de relacionar diferentes áreas do conhecimento na prática docente.
Por fim, a afirmação IV é incorreta porque contradiz o papel ativo e participativo do professor na gestão das instituições educacionais, o que inclui a colaboração na elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico. Portanto, a afirmativa IV deve ser recusada, fazendo com que a alternativa correta seja a C.
É importante ressaltar que a formação de professores para a educação básica deve ser encarada com a devida importância, almejando uma atuação consciente, crítica e ativa dos educadores nos diversos contextos educativos e em todas as suas dimensões.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão exige o conhecimento da RESOLUÇÃO Nº 2 do 07/15, em especial do artigo 8 que versa sobre o egresso dos cursos de formação iniciam em nível superior. Vejamos:
Art. 8º O(A) egresso(a) dos cursos de formação inicial em nível superior deverá, portanto, estar apto a:
I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; (ITEM I)
III - trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica; (ITEM II)
IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teóricometodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; (ITEM III)
V - relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras; VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX - atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X - participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
(...)
O item IV está errado, pois diz o contrário do que estabelece o inciso XI e XI.
Estão corretos os itens I, II e III.
GABARITO: C
DE ACORD COM O Conselho Nacional de Educação/CP 02/2015 e a Resolução CNE/CP 02/2015,
I. Compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
II. Trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica.
III. Dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo