No Brasil, os dados são ainda inconsistentes, mas acidentes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244280 Segurança e Saúde no Trabalho
No Brasil, os dados são ainda inconsistentes, mas acidentes e doenças do trabalho impactam diretamente na vida dos brasileiros. Para o empregador, compreende perda de produtividade, aumento de absenteísmo (faltas), ações judiciais, perdas financeiras e perda de imagem. Para o trabalhador significa perda da saúde (e até da vida), de convívio social e familiar e de renda. Para o País resulta em aumento de gastos públicos, que impacta a todos, e perda de competitividade internacional. Essas perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, o que pode ultrapassar a cifra de R$ 200 bilhões de reais anualmente no Brasil. ( B R A S I L . A D O E C I M E N T O O C U P A C I O N A L : U M M A L I N V I S Í V E L E S I L E N C I O S O . D i s p o n í v e l e m : https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Cartilhas/Cartilha-doencas-ocupacionais.pdf/acesso em 20 de agosto de 2019).
Analise as proposições abaixo e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como parâmetro o “adoecimento ocupacional”.
( ) O adoecimento ocupacional trata-se de qualquer alteração biopsicossocial, seja biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre em uma pessoa em decorrência do trabalho. ( ) O adoecimento ocupacional acontece quando o local de trabalho apresenta riscos que afetam a saúde do trabalhador podendo se apresentar sob formas de poeiras, ruídos, calor, bactérias, produtos químicos e muitas outras fontes. ( ) Há riscos provenientes da organização do trabalho, que podem causar doenças osteomusculares (como, por exemplo, dores nas costas, ou mesmo LER - Lesões por Esforços Repetitivos) e transtornos mentais. ( ) Há um agravante relacionado às doenças ocupacionais, uma vez que muitas doenças somente se manifestam ao longo do tempo, às vezes bem depois do término do contrato do trabalho, dificultando a identificação das causas. Como exemplo, tem-se um pedreiro, ou cortador de pedras ornamentais, que fica exposto à poeira de sílica, podendo apresentar sintomas da doença até 30 anos após essa exposição.
Analise a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

A primeira alternativa está errada, pois adoecimento ocupacional não se trata de alteração biopsicossocial, tão somente biológica ou funcional (física ou mental).

Biopsicossocial engloba o aspecto social, ou seja, como os fatores culturais, socioeconômicos e interrelacionais podem afetar a saúde.

Estaria correta dessa forma: "É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre em uma pessoa em decorrência do trabalho."

FONTE: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/escola/e-biblioteca/cartilha-adoecimento-ocupacional-um-mal-invisivel-e-silencioso.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo