O processo Definir um Plano Estratégico de TI, segundo Gove...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403019 Governança de TI
O processo Definir um Plano Estratégico de TI, segundo Governança de TI, por meio do COBIT, assegura primariamente o requisito eficácia, porém, secundariamente o requisito eficiência pode ser impactado por
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E, que menciona as falhas de TI no atendimento às diretrizes de custo e tempo.

Vamos entender melhor o contexto desta questão. O processo de Definir um Plano Estratégico de TI no contexto do COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é fundamental para garantir que a TI esteja alinhada com os objetivos estratégicos da organização. O COBIT é um framework de governança e gestão de TI que é amplamente utilizado para assegurar que a TI suporte os objetivos do negócio, otimizando os recursos e gerenciando riscos.

No COBIT, dois conceitos importantes são a eficácia e a eficiência. Eficácia refere-se à capacidade de alcançar os objetivos desejados, enquanto eficiência está relacionada ao uso otimizado dos recursos disponíveis, incluindo tempo e custo.

A questão menciona que definir um plano estratégico de TI assegura primariamente a eficácia (alcançar os objetivos estratégicos). No entanto, secundariamente, a eficiência (uso otimizado dos recursos) pode ser impactada. A alternativa correta E está diretamente ligada a este conceito:

Alternativa E: Falhas de TI no atendimento às diretrizes de custo e tempo.

Essas falhas afetam a eficiência, pois se a TI não consegue cumprir os projetos dentro do orçamento e do cronograma estabelecido, haverá desperdício de recursos e perda de produtividade.

Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:

A: Oportunidades de negócios e de TI perdidas – Esta alternativa está mais relacionada à eficácia, pois perder oportunidades de negócio significa não alcançar objetivos estratégicos.

B: Falhas de TI no atendimento da missão e das metas da organização – Esta alternativa também se refere à eficácia, pois afeta diretamente a capacidade de atingir as metas e a missão da organização.

C: Falhas de TI no casamento dos planos de curto prazo com os de longo prazo – Esta alternativa pode influenciar tanto a eficácia quanto a eficiência, mas não é tão diretamente ligada ao impacto nas diretrizes de custo e tempo quanto a alternativa E.

D: Falhas de projetos de TI no atendimento aos planos de curto prazo – Similar à alternativa C, esta opção é menos específica em relação às diretrizes de custo e tempo, focando mais na eficácia no curto prazo.

Espero que esta explicação tenha clareado o tema e te ajude a entender melhor como o COBIT aborda a governança e gestão estratégica de TI! Se tiver qualquer dúvida, estarei à disposição para ajudar.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Elaborar um planejamento estratégico exige esforço, dedicação, e toma algum tempo também, porém, uma vez implementado, traz ganhos tão relevantes para empresa que faz valer a pena todo o esforço empreendido. Como já dissemos, esse é um processo contínuo. O seu acompanhamento sistemático identifica possíveis necessidades de ajustes e oportunidades. Durante o desenvolvimento do planejamento estratégico, foi pensado, para cada atividade planejada para a organização, parâmetros necessários para a sua realização. Custos, tempo de execução, recursos financeiros, materiais e humanos necessários, entre outros.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo