Sobre o Poder Legislativo, é correto afirmar que:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2201179 Direito Constitucional
Sobre o Poder Legislativo, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento da literalidade das disposições constitucionais acerca do Poder Legislativo.

O Poder Legislativo tem suas atribuições elencadas no Título IV, Capítulo I da Constituição, tendo como escopo principal a criação de leis e a fiscalização do  Poder Executivo. Em âmbito nacional, é exercido pelo Congresso Nacional por senadores e deputados federais. Em âmbito estadual, temos as Assembleias Legislativas, na qual atuam os deputados estaduais. Por fim, em âmbito municipal, existem as Câmaras Municipais, na qual atuam os vereadores.

Passemos às alternativas.


A-ERRADA. Conforme o art.14, §3º, VI, da CRFB, são condições de elegibilidade, na forma da lei a idade mínima de:  trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador.

B-ERRADA. CPI não possui poder jurisdicional, ou seja, não pode efetuar, por si só, atos restritivos de direitos, sejam em caráter definitivo ou temporário. Caso assim pretendam, podem requerer providências à autoridade judiciária competente, mediante a fundamentação adequada. 
Frise-se que o art. 58, §3º, da CRFB aduz que as comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

C-ERRADA. A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, mas apenas personalidade judiciária, de modo que somente pode demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.  A Súmula nº 525 do STJ dispõe que a Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, apenas personalidade judiciária, somente podendo demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

D-CORRETA. Conforme o art. 31, §§ 1º e 4º, da CRFB, a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. Ademais, o controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver, sendo vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.
Gabarito da questão: letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D 

Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

§ 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

§ 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

§ 3º As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.

§ 4º É vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais.

Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

Em relação a letra C: A Câmara de Vereadores não possui personalidade jurídica, mas apenas personalidade judiciária, de modo que somente pode demandar em juízo para defender os seus direitos institucionais.

Art. 14§ 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:

VI - a idade mínima de:

a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

CPI NÃO PODE:

Se a cláusula de reserva de jurisdição estiver presente, a CPI não poderá agir:

- A CPI não pode determinar quebra de sigilo das comunicações telefônicas.

- A CPI não pode determinar busca e apreensão em domicílio.

– Quebra por CPIs no âmbito Federal, Estadual, Distrital e Municipal: - CPIs Federal, Estadual e Distrital podem quebrar sigilos, exceto o das comunicações telefônicas (interceptação).

- CPIs Municipais NÃO podem quebrar sigilos. Explicação: CPI possui poderes de investigação das autoridades judiciais, porém não há poder judiciário em município. Não confundir o fórum, pois este não é do município, e sim uma comarca, que pertence ao poder judiciário estadual.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo