Questões de Serviço Social - Políticas Sociais antes da Constituição Federal de 1988 para Concurso

Foram encontradas 22 questões

Q2285353 Serviço Social
Yazbek (2009), ressalta que apesar dos avanços na Proteção Social, garantidos na Constituição Federal de 1988, o país não rompeu com as características neoliberais, que, ao contrário, se expandiram a partir da década de 1990. Nesse sentido, acerca do trabalho profissional na Política de Assistência Social, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2285343 Serviço Social
A respeito do trabalho profissional na contemporaneidade, Iamamoto (2009) analisa uma perspectiva econômica, política e social que tem incentivado a privatização e a seletividade, “o que entra em colisão com uma das principais conquistas obtidas na Carta Constitucional de 1988, relativa à universalização dos direitos e dos serviços, que lhes atribuem materialidade”. Trata-se da perspectiva: 
Alternativas
Q2275964 Serviço Social
Joana, ao apresentar o seu trabalho de conclusão de curso, buscou ressaltar algumas características que, a seu ver, seriam intrínsecas às políticas de assistência social. De acordo com Joana, é inconcebível um sistema assistencialista que não esteja lastreado no caráter contributivo, o que é essencial à preservação do seu próprio equilíbrio. Esse sistema deve oferecer, em caráter subsidiário, certas prestações estatais, sendo delineado a partir do seu objeto restrito. A fruição desses direitos, ademais, é marcada por um acesso igualmente restrito, que não ultrapassa o universo de pessoas que se ajuste aos objetivos do sistema.
A professora de Joana observou corretamente, em relação ao trabalho apresentado, que um sistema assistencialista


Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Assistente Social |
Q2249990 Serviço Social
Marque (V) Verdadeiro ou (F) nas assertivas abaixo e assinale a alternativa correspondente.
Ao tratar da Seguridade Social no Brasil, Boschetti (2008) afirma que:
( ) O capitalismo brasileiro implantou um modelo de seguridade social sustentado predominantemente na lógica do seguro ( ) Desde o reconhecimento legal dos tímidos e incipientes benefícios previdenciários com a Lei Eloy Chaves em 1923, predominou o acesso às políticas de previdência e de saúde apenas para os contribuintes da previdência social. ( ) A assistência social manteve-se, ao longo da história, como uma ação pública desprovida de reconhecimento legal como direito, mas associada institucionalmente e financeiramente à previdência social. ( ) Pode garantir mais, ou menos, acesso a direitos, quanto mais estiver associada a lógica do seguro social.
Alternativas
Q2208698 Serviço Social
Análises conservadoras apontam o Estado Social como oneroso, gerador de crises fiscais e como o grande responsável pela tutela, desincentivo ao trabalho e pela corrosão moral. Sob o apelo de serem formas participativas, democráticas e de relações horizontais, tais análises defendem um novo modelo de fazer política pública, em que o Estado é o gestor e coordenador de uma rede, na qual muitos atores e instituições se comprometem pela proteção social. Apontam ainda para as políticas sociais de nova geração, como aquelas que devem reforçar
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: E