Questões de Nutrição - Diabetes para Concurso

Foram encontradas 292 questões

Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: IF-SE Prova: IV - UFG - 2024 - IF-SE - Nutricionista |
Q2469671 Nutrição
De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023), uma das recomendações de cuidado classe I, nível A, é: 
Alternativas
Q2454800 Nutrição
Analise as informações a seguir:

I. São alimentos não recomendados a hipertensos: frutas como maçã, pera, laranja, limão, melancia e outros, bem como leite semidesnatado ou desnatado, queijo minas e iogurte light.
II. São alimentos não recomendados a diabéticos: cereais e grãos integrais ou sem adição de açúcares, como granola, chia, linhaça e outros, arroz e pães integrais, verduras e legumes.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2452191 Nutrição
“ Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento.”

A glicemia de jejum é um parâmetro de avaliação nutricional essencial para a definição da melhor conduta dietoterápica. Na diabetes mellitus, é necessário uma boa interpretação dos exames para que se possa ter um entendimento claro e condizente com a condição clinica do paciente.

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus


Assinale corretamente a alternativa que indique um risco para diabetes: 
Alternativas
Q2442370 Nutrição
A Sociedade Brasileira de Diabetes (https://diabetes.org.br/) afirma que a dietoterapia é uma das partes mais desafiadoras no tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2), destacando o papel das proteínas neste contexto. Avalie os itens abaixo sobre as recomendações e o papel das proteínas para pessoas com DM2.


I. A ingestão de proteínas para as pessoas com Diabetes (sem doença renal) deve variar de 1 a 1,5 g/kg de peso corporal/dia ou de 15-20% das calorias totais diárias.

II. Consumir proteínas pré-refeição que contenham carboidratos, pode melhorar o controle e reduzir o índice glicêmico da alimentação, pois estimulam a produção de insulina e diminuem o esvaziamento gástrico, reduzindo, assim, a curva de glicose pós-prandial (pós-refeição).

III. O consume excessivo de proteínas pode afetar, significativamente, a glicemia, aumentando a chance de hiperglicemia tardia, ou seja, de 2 a 6 horas após a refeição.

IV. Indivíduos com comprometimento renal e/ou com necessidades proteicas elevadas devem seguir recomendações específicas para o quadro clínico.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2430238 Nutrição

São recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes para a terapia nutricional no Pré-Diabetes (pré-DM) e no Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2):


1. Em pessoas com pré-DM e sobrepeso ou obesidade, é recomendada a restrição calórica, associada à prática de atividade física para a perda de peso e redução do risco de desenvolver DM2.

2. A ingestão de 25-30 gramas de fibra ao dia é recomendada para pessoas com pré-DM por estar associada a menos risco de desenvolver DM2.

3. O uso de edulcorantes não nutritivos, visando ao controle glicêmico, é recomendado tanto no pré-DM, quanto no DM2.

4. Em pessoas com DM2, com função renal preservada, recomenda-se que o consumo de proteínas perfaça entre 20 e 25 % do valor energético total diário.

5. A utilização do índice glicêmico e da carga glicêmica é uma estratégia muito bem consolidada no controle glicêmico. Deve ser prioritária na decisão da prescrição de carboidratos


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: E
5: C