Questões de Concurso Para educa

Foram encontradas 3.040 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2506452 História e Geografia de Estados e Municípios
Na cidade de Cabedelo, a taxa média de mortalidade infantil para cada 1.000 nascidos vivos, é: 


https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/cabedelo/panorama
Alternativas
Q2506451 Saúde Pública
A respeito das atribuições exclusivas do Conselho Nacional de Saúde, assinale (F) para as afirmativas FALSAS ou (V) para as VERDADEIRAS:

( ) Deliberar sobre a metodologia pactuada na CIT para definição dos montantes a serem transferidos pelo Ministério da Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio das ações e serviços de saúde.
( ) Acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas.
( ) Deliberar sobre as normas do SUS pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
( ) Deliberar sobre o modelo padronizado do Relatório Anual de Gestão (RAG) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do modelo simplificado desse relatório para os municípios com menos de 50 mil habitantes.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2506416 Fisioterapia
Dentre as intervenções fisioterapêutica, as técnicas de higiene brônquica são manobras de higiene que visam auxiliar na depuração das vias aéreas por meio da drenagem postural e/ou da vibração torácica manual, enquanto a aspiração traqueal tenta substituir a tosse. Sobre essa técnica higiene brônquica analise os itens a seguir:

I. Quando se realizam manobras de higiene brônquica, o aumento nos níveis de PaO2, melhora na ausculta pulmonar e na perfusão periférica em RNPT em ventilação mecânica invasiva com insuficiência respiratória.

II. As revisões sistemáticas demonstraram que tais manobras no período periextubação diminuem a necessidade de reintubações e reduzem os episódios de atelectasias pós-extubação.

III. As técnicas que visam aumentar o fluxo expiratório são baseadas na fisiologia da tosse, cujo objetivo principal é o de gerar maior velocidade de fluxo de gás na fase expiratória, com o intuito de desprender as secreções aderidas na árvore brônquica. IV. As técnicas que visam aumentar o fluxo expiratório podem ser aplicadas em neonatos submetidos à correção da PCA, hemodinamicamente estáveis. Entretanto, deve-se verificar e avaliar a presença de desconforto e/ou dor no pós-operatório, identificando o momento propício para aplicar tais técnicas.

V. Nos prematuros com idade gestacional <34 semanas e/ou <1.500g, principalmente nas primeiras 72 horas de vida, as técnicas de higiene brônquica, como drenagem postural, vibração torácica manual, aumento de fluxo expiratório e aspiração, devem ser realizadas com cautela, devido ao maior risco de hemorragia periintraventricular pela imaturidade vascular do sistema nervoso central.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2506415 Fisioterapia
O método do reequilíbrio toracoabdominal (RTA) objetiva recuperar o sinergismo entre o tórax e o abdome, melhorando a justaposição entre o diafragma e as costelas e aumentando o tônus e a força dos músculos respiratórios.
Dentre as manobras específicas do RTA que podem ser empregadas, destacam-se:

I. Apoio toracoabdominal.
II. Apoio abdominal inferior.
III. Apoio abbominal superior.
IV. Alongamento posterior.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2506414 Fisioterapia
A PCA - Persistência do Canal Arterial é uma intercorrência frequente em recém-nascidos pré-termos, que pode se associar a complicações pulmonares, tais como atelectasias, infecções pulmonares e falha na extubação, aumentando o tempo de ventilação mecânica e de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Sobre os recursos fisioterapêuticos voltados para o tratamento da PCA, assinale V para a(s) afirmativa(s) VERDADEIRA(S) ou F para a(s) FALSA(S):

( )Visam melhorar as condições pulmonares, propiciando o aumento da complacência pulmonar e a diminuição da resistência de vias éreas, além de otimizar o mecanismo de depuração mucociliar e, dessa forma, reduzir o trabalho respiratório.

( )A fisioterapia respiratória contribui para melhorar a evolução dos neonatos com complicações pulmonares por persistência de canal arterial, permitindo otimizar a mecânica respiratória, além de melhorar a oxigenação e a relação ventilação/perfusão.

( )O tratamento fisioterapêutico visa melhorar as condições pulmonares, aumentando a complacência pulmonar e diminuindo a resistência das vias aéreas e, dessa forma, reduz o trabalho respiratório imposto a esses neonatos.

( ) No pré operatório, a fisioterapia objetiva otimizar o mecanismo de depuração mucociliar para facilitar a mecânica respiratória, além de prevenir e corrigir as complicações decorrentes do acúmulo de secreção pulmonar, como atelectasias, infecções e alterações da relação ventilação/perfusão, facilitando a extubação precoce.

( )Dentre as técnicas e medidas fisioterapêuticas que podem ser empregadas nos neonatos sem necessidade de tratamento cirúrgico ou em fase pré-operatória, pode-se citar o Posicionamento.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: D
5: A