Questões de Pedagogia - Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem para Concurso

Foram encontradas 1.893 questões

Q2496871 Pedagogia
No contexto socioeducativo, diversos pesquisadores formalizaram suas teorias de ensino e aprendizagem como forma de perpetuar e melhorar a transferência do conhecimento. Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como o seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e, Ausubel, com a aprendizagem significativa.

(Gomes et. al, 2010.)


“As diversas teorias da aprendizagem buscam entender o comportamento humano nas mais diversas áreas do seu desenvolvimento cognitivo, psíquico ou mental e fomentam percursos pedagógicos podendo ser utilizadas e conhecidas pela área educacional, pois elas contribuem para a aprendizagem e o ensino. Considera-se que a ______________________ propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando novas informações são relacionadas a conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno. A aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes e preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ainda, destaca-se a importância da organização do conhecimento prévio na construção de novos aprendizados.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2494960 Pedagogia
As tendências pedagógicas são abordagens de ensino que surgem em resposta às mudanças sociais e às necessidades educacionais dos alunos. Elas representam formas atualizadas de praticar a educação, incorporando estratégias, tecnologias e princípios pedagógicos inovadores. Buscando promover uma aprendizagem ativa e prática, na qual os alunos são incentivados a participar ativamente do processo de aprendizado, esses métodos estão sendo propostos com o intuito de fazer com que o jovem seja protagonista de sua própria aprendizagem. Como resultado, elas melhoram a qualidade do ensino, adaptam as práticas às necessidades dos alunos e os preparam para desafios futuros. Além disso, incentivam a criatividade, a inovação e a reflexão na prática educativa. Com base em seus conhecimentos sobre as Teorias Educacionais Contemporâneas, sobre as correntes e suas implicações para a prática docente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pedagogia Histórico-Crítica: propõe uma pedagogia libertadora e transformadora, que visa à emancipação dos alunos e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O professor, nessa perspectiva, atua como mediador entre o conhecimento e a realidade social, orientando os alunos na análise crítica da sociedade e na construção de uma práxis transformadora.

( ) Pedagogia Freiriana: defende uma educação libertadora e dialogada, que valoriza a autonomia e a participação dos alunos no processo de aprendizagem. O professor, nessa perspectiva, atua como um organizador de conteúdos, já que como os alunos são autônomos, devem se organizar em torno das atividades.

( ) Teoria da Aprendizagem Significativa: propõe que a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos se relacionam com os conhecimentos prévios do aluno. O professor, nesse contexto, atua como um organizador curricular, selecionando e sequenciando os conteúdos de forma a promover a construção de conhecimentos significativos.

( ) Teoria Cognitiva: se concentra nos processos mentais envolvidos na aprendizagem, como a atenção, a memória e o pensamento, desconsiderando, por consequência, as interações sociais. O professor, nesse contexto, atua como um gestor da aprendizagem, utilizando estratégias que otimizam esses processos e promovem a aprendizagem eficaz.

( ) Pedagogia da Alternância: propõe uma alternância entre períodos de estudo na escola e períodos de trabalho em diferentes contextos sociais. O professor, nesse contexto, atua como um orientador do processo de aprendizagem, articulando a teoria à prática e promovendo a formação integral do aluno.


A sequência está correta em 
Alternativas
Q2488383 Pedagogia
A evolução do conhecimento é um processo contínuo, construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social). O desenvolvimento humano passa por estágios sucessivos de organização do campo cognitivo e afetivo, que vão sendo construídos em virtude da ação da criança e das oportunidades que o ambiente possibilita à mesma.
(Nunes e Silveira 2008, p. 82.)

Sobre o exposto e considerando as teorias aprendizagem, infere-se que a informação dada se refere ao pensamento da teoria de:
Alternativas
Q2484561 Pedagogia
Para que as crianças possam aprender a gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios diferentes da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação, é preciso que exercitem o autogoverno. Assim, poderão usufruir de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, participando do estabelecimento de regras e sanções. Todo esse processo resulta:
Alternativas
Q2484507 Pedagogia
As teorias da aprendizagem são princípios, conceitos e pressupostos elaborados para explicar o processo de aprender. Uma delas enfatiza o papel ativo do aluno na construção do seu próprio conhecimento, defendendo que a aprendizagem é um processo interno, no qual os indivíduos atribuem significado às suas experiências por meio de interações, reflexões e assimilação de novas informações em seus esquemas cognitivos existentes. Nessa abordagem, o desenvolvimento da inteligência ocorre de forma gradual, através de estágios ou períodos, marcados pelo surgimento de novas formas de organização do pensamento. Essa concepção está associada à teoria conhecida como:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: D
5: B