Questões de Redação Oficial para Concurso

Foram encontradas 7.463 questões

Q2496412 Redação Oficial
O Manual de Redação da Presidência da República (2018) dispõe que “5. O padrão ofício [...] / 5.1 Partes do documento no padrão ofício [...] / 5.1.5 Assunto: O assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento, de forma sucinta. Ele deve ser grafado da seguinte maneira: [...]”. Considerando o disposto no referido manual, na forma como deve ser grafado
Alternativas
Q2496411 Redação Oficial
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa.
(Manual de Redação da Presidência da República, 2018.)

Considerando a concordância dos pronomes de tratamento, analise as afirmativas a seguir.
I. Vossa Excelência indicará a instituição que será responsável pela distribuição das doações.
II. Vossa Senhoria designará vossa substituta, devendo constar em ata.
III. O Digníssimo Diretor da Escola Estadual recebeu uma homenagem.

Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2495175 Redação Oficial
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, 3ª Edição, revista, atualizada e ampliada, 2018, a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos e deve caracterizar-se por alguns atributos corretamente identificados. Qual das alternativas abaixo não está correta?
Alternativas
Q2490785 Redação Oficial
É crucial considerar o caráter público dos documentos oficiais e sua finalidade ao escolher o nível adequado de linguagem.
No processo de comunicação, o emissor é caracterizado corretamente como
Alternativas
Q2490784 Redação Oficial
A necessidade básica de comunicar em documentos oficiais impõe certos parâmetros ao uso da linguagem, diferentes da literatura, do jornalismo ou da correspondência pessoal.

Avalie o que se afirma ser necessário considerar ao redigir um documento oficial.

I - Utilizar regionalismos e neologismos para aproximar o leitor e estabelecer uma identificação na sua redação oficial. II - Ser claro; em textos oficiais, a clareza é uma qualidade fundamental; quando um texto é claro, o leitor é capaz de compreendê-lo imediatamente. III - Escolher a complexidade e o uso de palavras sofisticadas e pouco comuns no cotidiano ao redigir um documento oficial ou um ato normativo. IV - Utilizar termos de fácil compreensão, a menos que o texto trate de um tema técnico; neste caso, é necessário empregar a terminologia específica da área.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: B