Questões de História - República Autoritária : 1964- 1984 para Concurso

Foram encontradas 581 questões

Q2508923 História
Sobre o Estado de Exceção no Brasil, no que tange ao golpe civil-militar de 1964 e suas relações internacionais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2505681 História
A história do Brasil é marcada por acontecimentos que em muitos casos envolvem uma intensa participação da população, como no caso do movimento que aconteceu na década de 1980, com o fim do Regime Militar e a volta da democracia. Esse movimento ficou conhecido como:
Alternativas
Q2492887 História
O fim da ditadura militar no Brasil (1964-1985) praticamente torna inevitável a criação do Ministério da Cultura. No movimento de oposição à ditadura, os secretários estaduais de cultura e alguns setores artísticos e intelectuais reivindicam que o novo governo democrático, instalado em 1985, reconheça a cultura e a contemple com um ministério singular. O longo período de transição e “reconstrução” da democracia (1985–1993), que compreende os governos José Sarney (1985–1989), Collor de Melo (1990–1992) e Itamar Franco (1992–1994), configura a circunstância societária e política, na qual acontece a implantação do ministério. (RUBIM, 2007.)

A questão da cultura, especificamente no período da ditadura militar no Brasil, ficou
Alternativas
Q2490700 História

Acerca das dinâmicas, das relações, das rupturas e das transformações da organização sociopolítica, econômica e cultural no Brasil na República, julgue o item subsequente. 


Não se pode afirmar que, durante o regime militar, houve qualquer violação dos direitos humanos no Brasil. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488747 História
Vovô é uma verdadeira autoridade aqui em casa. O que ele fala, esta falado, ninguém discute porque tem sempre razão. Tem uma maneira de falar, até papai cede! E, olhe que nosso pai é um líder. Muita coisa do que vovô diz, vem do que a vovó pensa. Já notei isso: uns pensam outros dizem: uns mandam outros obedecem. É como um rodízio que a gente faz num jogo de bola: às vezes é um grupo que manda e o outro recebe as ordens, outras vezes, é a vez do outro grupo mandar. Penso que minha vez de mandar vai ser quando eu for pai e chefe de alguma coisa. No país, diz tio Pedro, há várias autoridades com seus poderes. - E ninguém manda no Presidente da República? Pensei que tio Pedro fosse ficar atrapalhado, mas ele riu e disse: - No Brasil, havendo democracia, o presidente também obedece às leis e faz com que elas sejam cumpridas, o presidente também pode fazer leis, principalmente quando o Congresso está em recesso – isto é, não funciona.
Adaptado de: GARCIA, E. C. Educação moral e cívica na escola de primeiro grau. São Paulo: LISA, 1972. Citado por NUNES, Nataly & REZENDE, Maria José. O ensino da Educação Moral e Cívica durante a ditadura militar.

Durante a ditadura militar, foi implementado o ensino da educação moral e cívica nas escolas brasileiras. As afirmativas a seguir relacionam corretamente o uso do trecho reproduzido como material didático e as intenções do regime militar, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: E
5: A