Questões de História - Período Entre-Guerras: Totalitarismos para Concurso

Foram encontradas 128 questões

Q2506399 História
Canalizando, em tempo integral, a potência do indivíduo para odiar, transferindo para um estranho as causas do seu próprio mal-estar e afagando um ego aniquilado nas suas possibilidades de felicidade, em especial ao atribuir ao estranhado qualidades ambicionadas por todos (como a raça e o sangue, a virilidade, a lealdade e a força), o fascismo rompe com a tradição de participação política do Ocidente e, por isso mesmo, aproxima-se tanto de posturas místicas e cultiva cerimoniais cívicos coletivos.

Silva, Francisco Carlos Teixeira da. Os fascismos. In: Reis Filho, Daniel Aarão, Ferreira, Jorge, Zenha, Celeste (Orgs.). O século XX: O tempo das crises (Revoluções, fascismos e guerras). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 162.

Avalie as afirmações sobre o fenômeno em questão.

I – Coloca-se como herdeiro dos ideais da Revolução Francesa de 1789.
II – Defende a união de todos os povos em torno de uma doutrina em comum.
III – Trata-se de um conjunto de movimentos sociais e regimes políticos extremistas.
IV – Originou-se, como modelo, na Itália e na Alemanha, exercendo influência sobre outros países, como o Brasil.
V – Apregoa um nacionalismo xenófobo, enaltece um líder carismático, promove o uso da violência, por meio de discursos e de ataques físicos a seus críticos.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2477776 História
Holocausto é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista da Alemanha, de cerca de seis milhões de: 
Alternativas
Q2439420 História
“Sem o triunfo de Hitler na Alemanha no início de 1933, o fascismo não teria se tornado um movimento geral. Na verdade, todos os movimentos fascistas com algum peso fora da Itália foram fundados após sua chegada ao poder, notadamente a Cruz em Seta Húngara, que arrebanhou 25% dos votos na primeira eleição secreta realizada na Hungria (1939), e a Guarda de Ferro romena, cujo apoio real era ainda maior” (Hobsbawm, 1995). A respeito das origens do fascismo italiano, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As constantes greves e manifestações organizadas pelos sindicatos e grupos de esquerda levaram os empresários, proprietários de terras e a classe média italiana a apoiar Mussolini e o movimento fascista.
( ) Em 1922, os fascistas promoveram a Marcha sobre Roma. Impossibilitado de conter a manifestação, o rei da Itália, Emanuel III, renuncia, e Mussolini torna-se primeiro ministro, diante de uma República Parlamentarista.
( ) Os valores fascistas defendiam a subordinação total do indivíduo ao Estado e o nacionalismo exacerbado, faziam apologia à violência, defendiam a guerra e a militarização como uma necessidade vital para a preservação da nação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2425218 História

A democracia só se salvou porque, para enfrentar o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo: basicamente a vitória sobre a Alemanha de Hitler foi, como só poderia ter sido, uma vitória do Exército Vermelho. De muitas maneiras, esse período de aliança capitalista-comunista contra o fascismo — sobretudo as décadas de 1930 e 1940 constitui o ponto crítico da história do século XX e seu momento decisivo. De muitas maneiras, esse é um momento de paradoxo histórico nas relações entre capitalismo e comunismo, que na maior parte do século — com exceção do breve período de antifascismo — ocuparam posições de antagonismo inconciliável. Sobre o fascismo, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q2423687 História

Num quadro de profunda crise econômica, social e política, emergiram ao fim da Primeira Guerra Mundial e da crise de 1929, dois regimes. Ambos, para se legitimarem junto à opinião pública, propunham-se a alterar – pela força, se necessário – uma ordem mundial que consideravam injusta e prejudicial aos seus interesses nacionais. No plano interno tratava-se de regimes autoritários, ferozmente anticomunistas, baseados na existência legal de apenas um partido, além do constante recurso à censura e à repressão política contra os críticos e opositores do regime.

O texto refere-se a quais regimes, respectivos países e datas de surgimento?

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: D
5: D