Questões de História - Era Vargas – 1930-1954 para Concurso

Foram encontradas 651 questões

Q2494164 História
Abolição da Constituição de 1891, centralização e fortalecimento do poder da União, coibição da liberdade do Congresso Nacional, destituição dos presidentes das províncias e dos governadores. Todos esses fatos fazem partem de qual contextualização histórica? 
Alternativas
Q2493022 História
Ao tomar posse como Presidente da República, em janeiro de 1951, Vargas deparou-se com uma conjuntura econômica que emitia sinais de agravamento de um quadro de dificuldades. Os indicadores não eram alarmantes, mas já passara o clima de euforia dos últimos anos da II Guerra e do início do Governo Dutra. Este, possivelmente interpretando que o estrangulamento externo verificado na década de 1930 era coisa do passado, optou por uma política de liberalização no mercado cambial, a qual, em poucos meses, trouxe de volta o problema crônico deparado pelas autoridades econômicas desde a Grande Depressão: o fechamento das contas do balanço de pagamentos.”

(Fausto Saretta, 2000.)

Além das características apontadas anteriormente, o segundo governo de Vargas foi marcado, dentre outros fatos: 
Alternativas
Q2493015 História
A flexibilização no trabalho pode ser entendida, dentre outros fatores coisas, pela liberdade da empresa para demitir uma parcela de seus empregados sem penalidades quando a produção e a venda diminuem; liberdade para a empresa, quando a produção assim o requer, de reduzir o horário de trabalho ou de recorrer a mais horas, repentinamente sem aviso prévio.

(MONTAÑO; DURIGUETTO, 2011, p. 197.)


Junto às crises econômicas, que caracterizam e caracterizaram o Brasil e o mundo em vários momentos, surge em pauta a questão da flexibilização das condições de trabalho e, consequentemente, alterações quanto aos seus limites. A questão da flexibilização das condições de trabalho é 
Alternativas
Q2493011 História
Desde seus primórdios, principalmente após a colonização, a sociedade brasileira foi elitizada. Seja como donatários, como funcionários da Corte, ou como agraciados com grandes porções de terra, a elite brasileira foi formada com o objetivo primeiro de exploração da terra e do trabalho servil. Era exploradora dos mais fracos e buscava sempre privilégios e favores do Estado, devotando-lhe total comunhão e submissão. Nunca se formou verdadeiramente um povo, com uma identidade comum, mas sim castas. Para crescer na vida era preciso ser “amigo do rei”. Aos “amigos do rei” o acesso a tudo e a todos era ilimitado, aos demais, tudo deveria ser negado ou dificultado.

(PRADO JUNIOR, Caio. História Econômica do Brasil. 14.ed. São Paulo: Brasiliense, 1945, p. 31-55.)


Com as mudanças políticas provocadas principalmente pelo florescer da República no Brasil, em relação à sociedade: 
Alternativas
Q2490701 História

Acerca das dinâmicas, das relações, das rupturas e das transformações da organização sociopolítica, econômica e cultural no Brasil na República, julgue o item subsequente. 


Entre os benefícios sociais instituídos durante o governo de Getúlio Vargas estão as férias, o décimo terceiro, o salário mínimo e o auxílio-desemprego. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D
5: E