Questões de Geografia - Clima para Concurso

Foram encontradas 799 questões

Q2498946 Geografia
De acordo com Ayoade (2001), “na ciência da atmosfera, usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima, e meteorologia e climatologia”.

Definição 1: é o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar.
Definição 2: É a síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos.
Definição 1 e 2 são respectivamente:
Alternativas
Q2498941 Geografia
Imagem associada para resolução da questão


(Fonte: https://www.todamateria.com.br/upload/ma/pa/mapamassasdeardobrasil .jpg)

As massas de ar são grandes correntes de ar que se movem na atmosfera e influenciam as condições meteorológicas, trazendo características específicas de temperatura, umidade e estabilidade para uma específica região.
No Brasil temos a atuação de cinco massas de ar e uma delas tem característica quente e seca: 
Alternativas
Q2498936 Geografia
Ab’Sáber (2003), afirma que “a região em geral encoberta por um mar de nuvens baixas, fortemente carregadas de umidade. Presença eventual da famosa mata dos igapós, evocando um ambiente exótico e pleno de interrogações”.
Assinale a alternativa que corresponda ao Domínio descrito no trecho.
Alternativas
Q2494160 Geografia
A água é, sem dúvidas, um dos principais elementos naturais da manutenção da vida no planeta. A precipitação é o resultado de um estado avançado de condensação. Ela ocorre quando a força gravitacional supera a força que mantém a umidade suspensa e esta atinge o solo sob a forma líquida (chuva, chuvisco/garoa) ou sólida (granizo, saraiva e neve). Sobre os tipos de precipitação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Chuva convectiva. 2. Chuva frontal. 3. Chuva orográfica. 4. Neve.
Coluna 2
( ) Gotículas de água juntam-se e congelam sobre cristais de gelo microscópicos que, assim, aumentam de tamanho. Esses cristais formam agregados característicos que caem no solo.
( ) É um tipo de precipitação que se forma devido à ascensão forçada de ventos úmidos ante a um obstáculo. O ar, obrigado a se elevar para transpor o obstáculo, resfria-se, podendo saturar.
( ) Precipitação que está associada à instabilidade causada pelo encontro de duas massas de ar de características térmicas diferentes. É moderadamente intensa, contínua e afeta áreas bastante extensas.
( ) Tipo de precipitação que é comum no verão, quando, depois de atingida a temperatura máxima do dia, com o seu decréscimo no final da tarde ou início da noite, “despenca” um forte aguaceiro, em geral de curta duração e acompanhadas de raios, relâmpagos e trovões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2492945 Geografia
O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial e variedade geográfica, apresenta uma diversidade climática notável. Essa diversidade é influenciada por fatores como latitude, altitude, proximidade com o oceano e correntes marítimas. No país, é possível identificar diversos tipos de climas, desde equatorial na região Amazônica até subtropical no sul do país. Além disso, o clima semiárido predomina no Nordeste, enquanto o clima tropical é característico em grande parte do território. Relacione adequadamente os tipos de climas às suas respectivas características. 
1. Equatorial. 2. Subtropical. 3. Semiárido. 4. Tropical.

( ) Elevadas médias térmicas e grande quantidade de chuvas ao longo do ano. ( ) Invernos frios e verões quentes, com chuvas bem distribuídas. ( ) Baixa pluviosidade e altas temperaturas. ( ) Altas temperaturas e alternância entre uma estação seca e outra estação chuvosa.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: A