Questões de Engenharia Elétrica para Concurso

Foram encontradas 12.785 questões

Q2505957 Engenharia Elétrica
O conhecimento sobre os equipamentos e os critérios apresentados na norma NBR 14039 – Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV são fundamentais para as atividades de projeto, manutenção e modificações em subestações elétricas. Analise as assertivas abaixo em relação às características das subestações na referida norma:


I. Em subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro.


II. Em subestação com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão pode ser realizada por meio de chave seccionadora e fusível, sem a necessidade de adicionar na baixa tensão um disjuntor.


III. Para proteção contra os curtos-circuitos, a capacidade de interrupção do elemento de proteção deve ser menor que a corrente de curto-circuito presumida no ponto onde este dispositivo é instalado.


IV. O tempo de atuação do dispositivo de proteção deve ser menor do que o tempo de circulação da corrente de curto-circuito, presumida de forma que a temperatura dos condutores atinja um valor menor ou igual aos valores especificados.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2505956 Engenharia Elétrica
Ao analisar os equipamentos em subestações, é importante que o profissional compreenda as especificações de equipamentos, como os transformadores de potencial (TPs). Considere um TP com a seguinte especificação: 13800-115 V, 15 VA 3P, Grupo de ligação 1. Sobre a especificação, analise as assertivas abaixo sobre o TP, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As tensões nominais de primário e de secundário são, respectivamente, 13,8 kV e 115 V.
( ) A conexão do primário é entre fase e terra.
( ) A carga nominal de secundário é 15 VA.
( ) O TP atende à classe de exatidão 0,3% para aplicação em proteção.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2505955 Engenharia Elétrica
Uma iluminação adequada em ambientes internos de serviço público proporciona segurança e conforto para os funcionários realizarem suas atividades. No contexto de luminotécnica, o Método dos Lúmens fornece uma estimativa do número de luminárias necessárias em um dado ambiente, sendo posteriormente necessário analisar os demais aspectos vinculados à ABNT NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho. Considere os seguintes dados do ambiente, da luminária e da lâmpada:


Iluminamento médio requerido pelo ambiente: 500 lux.
Área do recinto: 64 m2 .
Fator de depreciação do serviço da luminária: 0,8.
Fator de utilização do recinto: 0,8.
Luminária de sobrepor: duas lâmpadas LED de 19 W.
Lâmpada LED de 19 W: fluxo luminoso de 2500 lumens.


Aplicando o Método dos Lúmens, qual alternativa apresenta o número de luminárias que mais se aproxima do nível de iluminamento médio requerido?
Alternativas
Q2505954 Engenharia Elétrica
A atuação indevida de proteções elétricas e o mau funcionamento de equipamentos podem ser resultantes da presença de distorções harmônicas de tensão na instalação. Havendo a necessidade, o engenheiro deve encontrar soluções para reduzir o conteúdo harmônico da instalação. Os _________ são elementos constituídos basicamente por indutâncias, capacitâncias e resistências configurados e sintonizados para controlar harmônicos. Um filtro em derivação de sintonia única é um tipo de filtro conectado em derivação, com uma baixa impedância para uma determinada ordem harmônica, desviando as _________ harmônicas desta ordem do seu fluxo normal para o filtro. Os _________ são elementos baseados em eletrônica de potência. Estes podem controlar _________ e contribuir para melhorar outros aspectos de qualidade de energia elétrica.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2505953 Engenharia Elétrica
Ao realizar a gestão técnica e econômica de uma instalação elétrica predial, é importante que o profissional evite custos adicionais pela cobrança de ultrapassagem de consumo de potência reativa. Considere os dados levantados das cargas na edificação:

Demanda de potência ativa: 400 kW
Demanda de potência reativa (indutiva): 300 kvar

Com objetivo de manter o fator de potência próximo a 0,95 para essa demanda, é necessário o uso de um banco de capacitores? Se sim, qual a potência reativa do banco de capacitores? Assinale a alternativa que melhor responde aos questionamentos.

Podem ser utilizadas os valores das funções trigonométricas:
Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: B