Questões Militares de Enfermagem - Enfermagem em Oncologia

Foram encontradas 53 questões

Q2470698 Enfermagem
As leucemias são neoplasias hematológicas comumente classificadas de acordo com a linhagem de células-tronco envolvida e, também, conforme o tempo decorrido até a evolução de sintomas e a fase de desenvolvimento celular que é interrompida. No que diz respeito a esse tema, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a única alternativa que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
(1) Leucemia Mieloide Aguda (LMA)
(2) Leucemia Mieloide Crônica (LMC)
(3) Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)
(4) Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)
(  ) Resulta da proliferação descontrolada de células imaturas derivadas da célula-tronco linfoide e pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em crianças. 
(  ) A medula expande-se dentro das cavidades de ossos longos, e as células também são formadas no fígado e no baço, resultando no aumento do tamanho desses órgãos.
(   ) É a forma mais comum de leucemia, bem como a causa mais comum de morte de todas as leucemias. As alterações das células sanguíneas incluem neutropenia, anemia e trombocitopenia.
( ) Muitos pacientes são assintomáticos e são diagnosticados incidentalmente durante exames físicos de rotina ou durante o tratamento para outra doença. Sempre se observa linfocitose e a linfadenopatia é comum. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262155 Enfermagem
Na unidade de oncologia, ao monitorar P.C., 62 anos, com diagnóstico de câncer de pulmão (pequenas células), recebendo quimioterápico à base de vincristina, por via endovenosa, o enfermeiro observou sinais de extravasamento da droga. Entre outras ações, interrompeu imediatamente a infusão e

I. mantendo a agulha no local, conectou uma seringa ao dispositivo e aspirou a medicação residual existente e o volume possível do extravasado para os tecidos, retirando a agulha a seguir;
II. manteve o membro abaixo do nível do coração, após a retirada da agulha;
III. aplicou compressa gelada, por 20 minutos, na área de extravasamento;
IV. fotografou a área para documentação e acompanhamento, e
V. prescreveu a aplicação de compressas quentes, por 15 a 20 minutos, 4 vezes ao dia.

Frente a essa situação, Bonassa e cols (2012) recomendam a realização dos cuidados apresentados apenas em:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262154 Enfermagem
Em consulta de enfermagem, M.M., 25 anos, mostrou interesse em realizar o exame para prevenção do câncer de colo do útero porque sua mãe havia falecido há 6 meses em decorrência desse tipo de câncer, diagnosticado tardiamente. Relatou ser HIV positivo, fazer uso de terapia antirretroviral e que não iniciara vida sexual. Ao analisar os dados constantes do prontuário, o enfermeiro constatou que M.M. era portadora de HIV adquirido por transmissão vertical e, até o momento, não havia apresentado infecções oportunistas e neoplasias. Observou ainda, que a última contagem de CD4+, realizada há 90 dias, era de 1 020 cels/mm3 . Frente a essa situação, o enfermeiro deve, entre outras ações,
Alternativas
Q2090020 Enfermagem
No Brasil, o rastreamento do câncer do colo do útero é realizado pelo exame citopatológico (exame de Papanicolau). Para mulheres na faixa etária em que se recomenda tal exame, deve ser realizado a cada três anos quando obtiver resultado negativo para:
Alternativas
Q2090019 Enfermagem
Estadiar um câncer significa avaliar seu grau de disseminação refletindo a taxa de crescimento, a extensão da doença, o tipo de tumor e sua relação com o hospedeiro. O sistema de estadiamento mais utilizado é o preconizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), denominado Sistema TNM de Classificação dos Tumores Malignos. Tal sistema baseia-se somente na: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: E