Questões do ENEM 2023 para Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - Edital 2023
Foram encontradas 9 questões
Ano: 2023
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2023 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - Edital 2023 |
Q2336187
Conhecimentos Gerais
A definição de Sertão descrita no bordado associa esse
recorte espacial a
Ano: 2023
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2023 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - Edital 2023 |
Q2336189
Conhecimentos Gerais
No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada
vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um
lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos,
como mecanismo de universalização de práticas agrícolas
e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista
subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim,
as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens
comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais,
há outros fatores negativos, como a mecanização pesada,
a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a
violência simbólica, a superexploração, as chuvas de
veneno e a violência contra a pessoa.
CALAÇA, M.; SILVA, E. B.; JESUS, J. N. Territorialização do agronegócio e subordinação do campesinato no Cerrado. Élisée, Rev. Geo. UEG, n. 1, jan.-jun. 2021 (adaptado).
Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um
CALAÇA, M.; SILVA, E. B.; JESUS, J. N. Territorialização do agronegócio e subordinação do campesinato no Cerrado. Élisée, Rev. Geo. UEG, n. 1, jan.-jun. 2021 (adaptado).
Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um
Ano: 2023
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2023 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - Edital 2023 |
Q2336199
Conhecimentos Gerais
A Cavalgada de Sant’Ana é uma expressão da devoção
dos vaqueiros à padroeira de Caicó (RN). Nas décadas de
1950 a 1970, esse evento, então denominado Cavalaria,
era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural
do município de Caicó. Essas pessoas usavam os animais
(jegues, mulas e cavalos) como único meio de transporte,
sobretudo para se dirigirem à cidade nos dias de feiras,
trazendo seus produtos para comercializarem. Estando em
Caicó no período da Festa de Sant’Ana, esses agricultores
se organizavam em cavalgada até o pátio da Catedral de
Sant’Ana para louvar a santa e receber bênção para seus
animais. Por volta da década de 1970, com a chegada do
automóvel à zona rural do município, essa expressão cultural
foi extinta. O meio de transporte utilizando os animais passou
a ser substituído por carros, sobretudo caminhonetes e
caminhões, que transportavam os camponeses para a
cidade em dias de feiras e festas. Desde 2002, um grupo de
caicoenses retomou essa expressão cultural e, em conjunto
com a associação dos vaqueiros, realiza no primeiro
domingo da Festa a Cavalgada de Sant’Ana. O evento, além
de contar com a participação dos cavaleiros que residem
nas zonas rurais, atrai também pessoas que residem em
Caicó, cidades vizinhas e amantes das vaquejadas.
FESTA DE SANT’ANA. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 12 out. 2021 (adaptado).
As mudanças culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presença de
FESTA DE SANT’ANA. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 12 out. 2021 (adaptado).
As mudanças culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presença de
Ano: 2023
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2023 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - Edital 2023 |
Q2336207
Conhecimentos Gerais
TEXTO I
Como é horrivel ver um filho comer e perguntar: “Tem mais?” Esta palavra “tem mais” fica oscilando dentro do cerebro de uma mãe que olha as panela e não tem mais.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
TEXTO II
A experiência de ver os filhos com fome na década de 1950, descrita por Carolina, é vivida no Brasil de 2021 por uma moradora de Petrolândia, em Pernambuco. “Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moça que tinha o salão fechou. Eu vinha me sustentando com o auxílio que tinha, mas agora eu não fui contemplada. Às vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas é muito raro. Tem dias que não tenho nem o leite da minha bebê.”
CARRANÇA, T. “Até o feijão nos esqueceu”: o livro de 1960 que poderia ter sido escrito nas favelas de 2021. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Considerando a realidade brasileira, os textos se aproximam ao apresentarem uma reflexão sobre o(a)
Como é horrivel ver um filho comer e perguntar: “Tem mais?” Esta palavra “tem mais” fica oscilando dentro do cerebro de uma mãe que olha as panela e não tem mais.
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
TEXTO II
A experiência de ver os filhos com fome na década de 1950, descrita por Carolina, é vivida no Brasil de 2021 por uma moradora de Petrolândia, em Pernambuco. “Eu trabalhava de ajudante de cabeleireira, mas a moça que tinha o salão fechou. Eu vinha me sustentando com o auxílio que tinha, mas agora eu não fui contemplada. Às vezes as pessoas me ajudam com alimentos para os meus filhos. De vez em quando, eu acho algum bico para fazer, mas é muito raro. Tem dias que não tenho nem o leite da minha bebê.”
CARRANÇA, T. “Até o feijão nos esqueceu”: o livro de 1960 que poderia ter sido escrito nas favelas de 2021. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Considerando a realidade brasileira, os textos se aproximam ao apresentarem uma reflexão sobre o(a)
Ano: 2023
Banca:
INEP
Órgão:
ENEM
Prova:
INEP - 2023 - ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia - Edital 2023 |
Q2336208
Conhecimentos Gerais
No sul da Bahia, desde o século XVIII, tem-se
registros de um tipo de sistema agroflorestal. Até hoje,
esse sistema é característica marcante da paisagem
da região, conhecido como cabruca, que consiste no
cultivo do cacau à sombra do dossel da floresta nativa.
Esse sistema de cultivo do cacau (graças à tolerância
da espécie à sombra) é considerado amigável para a
vida silvestre, pois apresenta superioridade em termos
de conservação da biodiversidade quando comparado
com outras plantações tropicais (monoculturas de dendê,
seringa ou café), agricultura ou pastagens.
SOLLBERG, I.; SCHIAVETTI, A.; MORAES, M. E. B. Manejo agrícola no Refúgio de Vida Silvestre de Una: agroflorestas como uma perspectiva de conservação. Revista Árvore, n. 2, 2014 (adaptado).
A prática produtiva apresentada é um exemplo de
SOLLBERG, I.; SCHIAVETTI, A.; MORAES, M. E. B. Manejo agrícola no Refúgio de Vida Silvestre de Una: agroflorestas como uma perspectiva de conservação. Revista Árvore, n. 2, 2014 (adaptado).
A prática produtiva apresentada é um exemplo de