Questões de Pedagogia - Lei nº 10.436 de 2002 - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para Concurso

Foram encontradas 203 questões

Q2506564 Pedagogia

Com base no estudo da Língua Brasileira de Sinais – Libras, considere as seguintes assertivas:


I- Expressões faciais são formas de comunicar algo, um sinal pode mudar completamente seu significado em função da expressão facial utilizada;


II- Em Libras, as horas são sinalizadas de formas diferentes dependendo do que se quer expressar;


III- Em todas as línguas de sinais, inclusive na Libras, cada palavra é representada por um sinal, por isso é incorreto caracterizar os sinais da Libras como simples gestos ou mímicas, uma vez que se diferem por regras gramaticais específicas.


IV- Pessoas ouvintes dão ênfase na frase através do tom de voz. Como a pessoa surda não ouve o tom da voz, a ênfase das frases pode ser dada para ela mediante a repetição de um sinal.


Considerando as assertivas acima, quais delas são corretas:

Alternativas
Q2506563 Pedagogia
A estrutura da Língua Brasileira de Sinais é constituída de parâmetros primários e secundários que se combinam de forma sequencial ou simultânea. Segundo Brito (1995), os parâmetros primários relacionados nessa estruturação são:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: SELECON Órgão: CEFET-RJ Prova: SELECON - 2024 - CEFET-RJ - Pedagogo |
Q2490999 Pedagogia
A forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil, é chamada de:
Alternativas
Q2436009 Pedagogia

Sobre a abordagem bilíngue, a Libras e a Língua Portuguesa, analise as assertivas:


I.A abordagem bilíngue em Libras e Língua Portuguesa, em suas variantes de uso padrão, quando ensinadas no âmbito escolar, são deslocadas de seus lugares especificamente linguísticos e devem ser tomadas em seus componentes histórico-cultural, textual e pragmático, além de seus aspectos formais, envolvendo a fonologia, morfologia, sintaxe, léxico e semântica.

II.Quanto a abordagem bilíngue em Libras e Língua Portuguesa, se discute o bilinguismo com olhar fronteiriço ou territorializado, pois a pessoa com surdez age como se fosse uma estrangeira em seu próprio país, embora possa ser usuária da Libras, um sistema linguístico com características e status próprios.

III.Na perspectiva inclusiva da educação de pessoas com surdez, o bilinguismo que se propõe é aquele que destaca a liberdade de o aluno se expressar em uma ou em outra língua e de participar de um ambiente escolar que desafie seu pensamento e exercite sua capacidade perceptivo-cognitiva, suas habilidades para atuar e interagir em um mundo social que é de todos, considerando o contraditório, o ambíguo, as diferenças entre as pessoas.


Está (ão) correta (s):

Alternativas
Q2436003 Pedagogia

O bilinguismo, tal como entendemos, é mais do que o uso de duas línguas. É uma filosofia educacional que implica em profundas mudanças em todo o sistema educacional para surdos. A educação bilíngue consiste, em primeiro lugar, na aquisição da língua de sinais, sua língua materna. (...) O conceito mais geral de bilinguismo é determinado pela situação sociocultural da comunidade surda como parte do processo educacional. O fato de serem pressupostas duas línguas no processo educacional da pessoa surda, a Língua Brasileira de Sinais e a Língua Portuguesa, está inserido num processo educacional. Bilinguismo para surdos atravessa a fronteira linguística e inclui o desenvolvimento da pessoa surda dentro da escola e fora dela dentro de uma perspectiva______.


(O BILINGUISMO APLICADO À EDUCAÇÃO ESPECIAL DE SURDOS - Wiki Psicoeduc (ufrgs.br))


Marque a alternativa com a palavra que completa o sentido da mensagem textual.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: A
5: B