Questões de Pedagogia - Currículo e Diversidade para Concurso

Foram encontradas 218 questões

Q2506365 Pedagogia
Na perspectiva da inclusão educacional, as adaptações curriculares e as tecnologias assistivas desempenham papéis essenciais na promoção do acesso e da participação de alunos com diferentes necessidades. Assinale a alternativa que melhor representa uma estratégia de adaptação curricular eficaz: 
Alternativas
Q2506353 Pedagogia
Ao lidar com a necessidade de adaptação curricular para atender alunos com deficiência, é fundamental considerar estratégias que promovam a inclusão e o acesso efetivo ao currículo. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor exemplifica uma adaptação curricular adequada: 
Alternativas
Q2506344 Pedagogia
Na perspectiva das adaptações curriculares para alunos com necessidades especiais, assinale a alternativa que descreve corretamente uma estratégia de adaptação voltada para a inclusão de estudantes com deficiência visual: 
Alternativas
Q2504157 Pedagogia
O que é uma teoria do currículo? Quando se pode dizer que se tem uma “teoria do currículo”? Onde começa e como se desenvolve a história das teorias do currículo? O que distingue uma “teoria do currículo” da teoria educacional mais ampla? […] A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado. […] Qual conhecimento ou saber é considerado importante ou válido ou essencial para merecer ser considerado parte do currículo?


(SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.)
Sobre a valorização das diferenças individuais e o combate à desigualdade nos currículos escolares, é correto afirmar que
Alternativas
Q2503522 Pedagogia
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as características biológicas, observáveis a olho nu. Por mais que a diversidade seja um elemento constitutivo do processo de humanização, há uma tendência nas culturas, de um modo geral, de ressaltar como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente.


Gomes, Nilma Lino et al. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
O ser humano se constitui por meio de um processo complexo: somos ao mesmo tempo semelhantes (enquanto gênero humano) e muito diferentes (enquanto forma de realização do humano ao longo da história e da cultura). Podemos dizer que o que nos torna mais semelhantes enquanto gênero humano é o fato de todos apresentarmos diferenças: de gênero, raça/etnia, idades, culturas, experiências, entre outros. E mais: somos desafiados pela própria experiência humana a aprender a conviver com as diferenças. O nosso grande desafio está em desenvolver uma postura ética de não hierarquizar as diferenças e entender que nenhum grupo humano e social é melhor ou pior do que outro. Na realidade, somos diferentes. Ao discutir sobre esse tema, não é possível esquecer que ele está lado a lado com a construção de processos identitários. Assim como a diversidade, a identidade, enquanto processo, não é inata. Ele se constrói em determinado contexto histórico, social, político e cultural.


Fonte: Gomes, Nilma Lino et al. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.


O texto acima reflete as ideias propostas em qual das alternativas abaixo? Marque a opção CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: B