Questões de Medicina para Concurso

Foram encontradas 76.829 questões

Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506491 Medicina
O tromboembolismo venoso é o terceiro principal diagnóstico vascular, após infarto e derrame. Esse quadro acontece quando um coágulo se forma em uma veia, prejudicando o fluxo de sangue pelo organismo e caso não seja tratada corretamente, essa condição pode se agravar causar óbito. No que se refere a essa doença, assinale V para as informações verdadeiras e F para as falsas e marque a alternativa correspondente.

(__) A Embolia pulmonar (EP) ocorre quando o coágulo atinge uma veia profunda, geralmente na perna. Ali, compromete a circulação sanguínea, bloqueando total ou parcialmente o fluxo.
(__) A Trombose venosa profunda (TVP) ocorre quando o trombo se desprende das paredes do vaso onde se formou e percorre a circulação sanguínea, atingindo o pulmão. Ali, compromete o fluxo de sangue e pode causar a morte.

(__) A trombose venosa profunda atinge as pernas, tanto as coxas quanto panturrilhas, e tende a se manifestar em um lado do corpo de cada vez, podendo apresentar na região afetada: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento, calor.

(__) O diagnóstico de tromboembolismo venoso, constitui-se por avaliação clínica do paciente e a partir da suspeita de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, a confirmação do diagnóstico deve ser feita por meio de exames complementares, incluindo: Exames de imagem, como ultrassonografia vascular com doppler, angiografia pulmonar e venografia com contraste, além da dosagem do dímero-D.

(__) São fatores de risco à formação de coágulos: Idade avançada, Obesidade, Tabagismo (fumantes); Câncer ou distúrbios autoimunes, Gravidez e puerpério, Uso de contraceptivos orais, Uso de hormônios via oral na menopausa, Cirurgia recente, Histórico familiar de tromboembolismo venoso.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506490 Medicina
No que tange a uma determinada doença, é sabido que é um distúrbio neurológico desmielinizante autoimune crônico, provocado por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina, região que reveste os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central. Cabe mencionar que alguns locais no sistema nervoso podem ser alvo preferencial da desmielinização característica da doença: o cérebro, o tronco cerebral, os nervos ópticos e a medula espinhal, o que explica os sintomas mais frequentes:


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: https://www.einstein.br/doencas-sintomas acesso em 25 de abril de 2024.



A qual doença se refere a descrição acima?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506489 Medicina
Para um paciente do sexo masculino, com idade de 61 anos, hipertenso, relatando estar apresentando edema nos membros inferiores há 6 meses, acompanhados de fadiga e oligúria, além de uma perda expressiva e involuntária de peso, náuseas e inapetência há aproximadamente cerca de um mês, foram solicitados os seguintes exames:

- hemograma; - glicemia em jejum; - sumário de urina; - volume urinário, proteinúria e clearance de creatinina na urina de 24 horas; - dosagem dos níveis séricos de sódio, potássio, creatinina, ureia, cálcio e fósforo; - radiografia simples de tórax em PA e perfil; - hemogasometria arterial.
Como resultado, obteve-se:

O hemograma revelou eritropenia (3,6 milhões/mm³) e anemia (Hb = 9,5 g/dL; hematócrito = 30%). Glicemia = 90 mg/dL.
O sumário de urina revelou proteinúria e cilindrúria. O exame de urina 24 horas revelou volume urinário de 500 mL, proteinúria (relação albumina-creatinina = 250mg/g) e clearance de creatinina igual 17,0 ml/min/1,73m². Sódio = 130 mEq/L, potássio = 6,0 mEq/L, cálcio = 8,0 mg/L, fósforo = 5,5 mg/dL, ureia = 150 mg/dL e creatinina sérica = 4,0 mg/dL.
A radiografia de tórax evidenciou presença de infiltrado pulmonar intersticial em lobo inferior de ambos os pulmões.
A hemogasometria arterial apresentou os seguintes resultados: pH = 7,2; [HCO3– ] = 20 mEq/L; pCO2 = 37 mmHg; base excess (BE) = -3,0; ânion gap (AG) = 10.

Indique a alternativa que apresenta a suspeita diagnóstica desse caso clínico:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506488 Medicina
Um agricultor chegou ao hospital relatando ter sido picado por uma serpente conhecida como jararaca comum (Bothrops jararaca) e apresentando os seguintes sintomas: dor e inchaço local (pé), manchas arroxeadas e sangramento no ferimento, além de sangramento na gengiva e urina escura. O paciente levou o animal morto possibilitando a confirmação do acidente botrópico e início da conduta médica. Assinale S – sim e N – não, para quais os exames complementares na conduta clínica desse tipo de acidente ofídico e em seguida marque a alternativa correspondente.

(__) Tempo de Coagulação (TC): de fácil execução, sua determinação é importante para elucidação diagnóstica e para o acompanhamento dos casos.
(__) Hemograma: geralmente revela leucocitose com neutrofilia e desvio à esquerda, hemossedimentação elevada nas primeiras horas do acidente e plaquetopenia de intensidade variável.
(__) Exame sumário de urina: pode haver proteinúria, hemafúria e leucocitúria.
(__) Ionograma, dosagem de uréia e creatinina, visando à possibilidade de detecção da insuficiência renal aguda.
(__) Métodos de imunodiagnóstico: antígenos do veneno botrópico podem ser detectados no sangue ou outros líquidos corporais por meio da técnica de ELISA.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IBADE Órgão: CISDESTE - MG Prova: IBADE - 2024 - CISDESTE - MG - Médico |
Q2506487 Medicina
Ainda sobre as síndromes paraneoplásicas, sabe-se que há uma alta prevalência sobre o Sistema Endócrino, sendo a Síndrome de Cushing umas das possíveis consequências. Assinale a alternativa que indica a caracterização biológica do que resulta nesse quadro: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D
5: E