Questões de Português - Crase para Concurso

Foram encontradas 6.083 questões

Q2495345 Português
Transporte movido a energia limpa tem a
necessidade de investimento para o
combate às mudanças climáticas





GONÇALVES, D. Revista Fórum Brasil de Gestão Ambiental.
Disponível em: https://revistafbga.com.br/transporte-movido-a-
-energia-limpa/. Acesso em: 2 mar. 2024. Adaptado.
O acento grave indicador de crase está empregado, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, na palavra destacada em:
Alternativas
Q2494985 Português
Analise o texto abaixo:
Contra desapropriação de museu, obra de piscinão e novas avenidas, o paulistano foi _______ Justiça.
Levantamento da Procuradoria Geral do Município (PGM) obtido pelo Estado mostra que ________ gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM) sofreu dez derrotas judiciais que barram desde projetos de urbanização ________ parque em área nobre. Para este ano, Kassab quer uma força-tarefa para reverter essas decisões.
O Estado de S. Paulo, 09/01/2011

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
Alternativas
Q2494831 Português

Leia atentamente o texto abaixo.


Prevenção Colorida


Nos últimos anos, o calendário de datas coloridas relacionadas ______ saúde vem ganhando novas cores com as campanhas de conscientização que buscam trazer visibilidade para causas importantes nesta área. ________ meses representados por mais de uma cor, indicando diferentes ações.

Com a chegada de um novo ano, duas se destacam no cenário de prevenção no mês de janeiro: _________ branca, destinada ações relacionadas _______ saúde mental, e roxa, que aborda uma doença secular, __________ hanseníase.

Por falta de conhecimento ou empatia, há quem critique a utilização das cores. Talvez falte compreensão, mas é preciso reconhecer que este mecanismo tem sido uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre estes temas.

O janeiro Branco é uma campanha mundial, mas só entrou oficialmente no calendário brasileiro em 2024, buscando demonstrar a importância de se entender as necessidades da mente. Uma reflexão de extrema importância que precisa ser inserida em nosso cotidiano, visto que, segundo as projeções da OMS (Organização Mundial de Saúde), uma em cada quatro pessoas no Brasil sofrerá com algum transtorno mental ao longo da vida. Vale destacar que já lideramos o ranking de países com o maior número de pessoas ansiosas, com 9,3% da população assim diagnosticada. 

O janeiro Roxo, campanha nacional, oficializada pelo nosso Ministério da Saúde em 2016, nos coloca em segundo lugar mundial em número de casos de hanseníase, atrás apenas da Índia. Somente no ano passado foram quase 20 mil novos casos da doença, que durante milênios foi conhecida como lepra e ainda carrega muito preconceito, mas tem cura e tratamento gratuito em todo o país .

Embora a desinformação ainda seja um dos maiores desafios a se enfrentar, a realidade já não é como antes, quando os portadores de hanseníase eram excluídos do convívio social e levados para o confinamento; situação que só foi possível mudar com investimentos na área da saúde e informação.

É nesse sentido que trabalham as campanhas contra doenças que são simbolizadas por cores ao longo dos meses, como o Janeiro Branco e o Janeiro Roxo. Além de comunicar os esforços das organizações, trazer números e propor metas, manifesta apoio à população e dissemina conteúdo sobre questões de saúde que são essenciais para mudança de cenário.


NDmais, ano 17, no 5556, jan 2024.SC, adaptado.

Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços em branco no texto.
Alternativas
Q2494415 Português
Assinale a alternativa em que a crase foi corretamente utilizada.
Alternativas
Q2493705 Português
Texto para a questão.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL 

    Os povos indígenas do Brasil são os habitantes originários do território brasileiro e estavam presentes aqui antes da chegada dos europeus no final do século XV. Existe uma grande diversidade de povos indígenas no país, e essa população, segundo critérios do Censo de 2022, é de aproximadamente 1,6 milhão.
  Atualmente, ainda existem uma série de obstáculos na vida desses povos, como a demora na demarcação das terras indígenas e o desrespeito a essas demarcações por garimpeiros e madeireiros, que invadem ilegalmente essas terras.
    Não se sabe com precisão qual era a população de indígenas no Brasil quando os portugueses aqui chegaram, no ano 1500, mas as estimativas mais aceitas trabalham com a possibilidade de que havia de cinco a sete milhões de indígenas no território brasileiro. Infelizmente, o número de indígenas atualmente em nosso país é sensivelmente menor.
    Um ponto muito importante, quando falamos dos indígenas no Brasil, é a grande diversidade cultural e étnica desses povos. Estima-se que existam mais de 300 etnias atualmente no território brasileiro e mais de 250 línguas são faladas. Infelizmente, uma parte considerável desses povos e desses idiomas está sob risco de desaparecer permanentemente.
   Como foi informado, o Censo de 2022 apontou para o fato de que cerca de 1,6 milhão indígenas vivem no Brasil, sendo eles originários de mais de 300 etnias. Os povos indígenas do Brasil são catalogadas dentro de quatro grandes troncos étnicos: aruak, karib, macro-jê e tupi. É importante mencionar que nem todos os povos indígenas do Brasil podem ser classificados dessa forma.
    Em sua grande parcela, os indígenas vivem em tribos e sobrevivem por meio do cultivo de alimentos, bem como da caça e pesca. Alguns povos vivem totalmente isolados da sociedade nacional, enquanto outros são mais receptivos. Entre os maiores povos indígenas presentes no Brasil, podem ser citados guajajara, terena, guarani, kaiowá, ianomâmi, entre outros.
   Desde a promulgação da Constituição de 1988, os indígenas têm direito à demarcação de suas terras, e a obrigação dessa demarcação é do Estado brasileiro, tendo de ser realizada em diálogo com os indígenas. Entretanto, muitos povos indígenas ainda não tiveram seus direitos respeitados pelo Estado brasileiro e não tiveram suas terras demarcadas.
  Mesmo os povos indígenas que tiveram suas terras demarcadas, como os ianomâmis, sofrem bastante. Isso porque é bastante comum que as terras ianomâmis sejam invadidas por garimpeiros e madeireiros, grupos que procuram explorar irregularmente os recursos daquelas terras.
   A invasão de terras demarcadas tem trazido morte aos indígenas, que são constantemente ameaçados pelos invasores. A ameaça à vida dos povos indígenas no território brasileiro tem sido tão grande nos últimos anos que o Brasil foi mencionado na ONU como um caso de possível genocídio se os crimes contra essas populações não forem controlados.
    O caso dos ianomâmis, novamente, é simbólico. Isso porque em 2023 foi identificada uma grande tragédia humanitária em curso nas terras habitadas pelos ianomâmis. Entre 2019 e 2022, cerca de 570 crianças morreram de fome ou por doenças que poderiam ter sido tratadas. Houve denúncias de que pedidos de socorro para a situação ianomâmi tenham sido realizados ao governo Bolsonaro, mas foram ignorados. Essa situação foi causada pela invasão das terras ianomâmis pelo garimpo ilegal. 

Adaptado de: https://brasilescola.uol.com.br/brasil /o-indigena-no-brasil.htm

Considerando as normas gramaticais da língua portuguesa sobre o uso da crase, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas no trecho a seguir:


“Os direitos ___ terras indígenas, garantidos desde ___ Constituição de 1988, são essenciais para a sobrevivência e cultura dos povos originários do Brasil. No entanto, muitos desses povos ainda lutam pelo acesso ___ recursos necessários ___ sua plena realização.”

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: C