Questões de História - República Autoritária : 1964- 1984 para Concurso

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Q2492887 História
O fim da ditadura militar no Brasil (1964-1985) praticamente torna inevitável a criação do Ministério da Cultura. No movimento de oposição à ditadura, os secretários estaduais de cultura e alguns setores artísticos e intelectuais reivindicam que o novo governo democrático, instalado em 1985, reconheça a cultura e a contemple com um ministério singular. O longo período de transição e “reconstrução” da democracia (1985–1993), que compreende os governos José Sarney (1985–1989), Collor de Melo (1990–1992) e Itamar Franco (1992–1994), configura a circunstância societária e política, na qual acontece a implantação do ministério. (RUBIM, 2007.)
A questão da cultura, especificamente no período da ditadura militar no Brasil, ficou
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488747 História
Vovô é uma verdadeira autoridade aqui em casa. O que ele fala, esta falado, ninguém discute porque tem sempre razão. Tem uma maneira de falar, até papai cede! E, olhe que nosso pai é um líder. Muita coisa do que vovô diz, vem do que a vovó pensa. Já notei isso: uns pensam outros dizem: uns mandam outros obedecem. É como um rodízio que a gente faz num jogo de bola: às vezes é um grupo que manda e o outro recebe as ordens, outras vezes, é a vez do outro grupo mandar. Penso que minha vez de mandar vai ser quando eu for pai e chefe de alguma coisa. No país, diz tio Pedro, há várias autoridades com seus poderes. - E ninguém manda no Presidente da República? Pensei que tio Pedro fosse ficar atrapalhado, mas ele riu e disse: - No Brasil, havendo democracia, o presidente também obedece às leis e faz com que elas sejam cumpridas, o presidente também pode fazer leis, principalmente quando o Congresso está em recesso – isto é, não funciona.
Adaptado de: GARCIA, E. C. Educação moral e cívica na escola de primeiro grau. São Paulo: LISA, 1972. Citado por NUNES, Nataly & REZENDE, Maria José. O ensino da Educação Moral e Cívica durante a ditadura militar.

Durante a ditadura militar, foi implementado o ensino da educação moral e cívica nas escolas brasileiras. As afirmativas a seguir relacionam corretamente o uso do trecho reproduzido como material didático e as intenções do regime militar, à exceção de uma. Assinale-a. 
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Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488745 História
Pode-se pensar, desta forma, que a década de 1960 constitui como que um ponto de inflexão cujos desdobramentos frutificam de forma plena nos anos 1970, e daí prosseguem. São várias as razões que podem ser citadas para justificar esta transformação ampla e significativa, muitas delas, não por acaso, já arroladas em artigos que discutem especificamente a renovação ocorrida no campo disciplinar da história no plano internacional, com suas repercussões no Brasil. A revitalização dos estudos de história política, ou o que tem sido chamado de o "retorno" da história política, guarda relações profundas com as mudanças de orientações teóricas que atingiram as ciências sociais de forma geral. Inúmeros autores situam o fenômeno como uma crise dos paradigmas estruturalistas então vigentes: o marxista, o funcionalista e também o de uma vertente da escola dos Annales. 
Adaptado de: GOMES, Angela de Castro. Política: História, Ciência, Cultura etc., Estudos históricos, n.17, 1996, pp.62-63.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente o foco dado por essa transformação da historiografia, durante os anos 1960 e 1970. 
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Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488739 História
A valorização do patrimônio cultural no contexto de redemocratização do país, nos anos 1980, época do surgimento desse projeto, esteve profundamente articulada com as disputas de memória na sociedade brasileira. Com o ressurgimento dos movimentos sociais, novos agentes, para além da burocracia e dos intelectuais, demandavam participação no campo das políticas patrimoniais, e o patrimônio passou a ter papel testemunhal das temporalidades que compõem as múltiplas experiências vividas individual e coletivamente na sociedade brasileira.
Fonte: GERVÁSIO, Flávia; Filho, Hilario Figueiredo; Brandão, Joseane. História Oral e Patrimônio cultural: Projeto Memória Oral do IPHAN entre práticas e desafios, Estudos Históricos, Vol. 34, 74, p. 578.

Com base na leitura, assinale a afirmativa que menciona corretamente os movimentos sociais e suas demandas contemporâneas em relação ao patrimônio cultural. 
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Q2465587 História
A Folha de São Paulo, ao publicar o editorial da “ditabranda” passa de apoiador do golpe e da Operação Bandeirantes; passando por arauto das democracias nos anos 1980, até propor, vinte anos depois, que se esqueça da existência de uma ditadura no Brasil. Não é propriamente um esquecimento, mas um ocultamento, uma reinterpretação histórica.” Os jornais registram a História, são fontes essenciais para os historiadores. O que quero ressaltar é seu papel de formador moral e intelectual ao construir uma memória que interessa à sua história, que busca que se torne real a todos. (SILVA, Carla Luciana. Imprensa e construção social da “ditabranda. In: MELO, Demian Bezerra (org). A miséria da historiografia: uma crítica ao revisionismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Consequência, 2014, p. 196)

Um professor de História seleciona o trecho acima para planejar uma aula sobre os significados do regime civil-militar. Nesse sentido o documento acima é adequado, pois é representativo de 
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Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: A