Questões de História - Reconstrução Democrática : Governo Sarney para Concurso

Foram encontradas 157 questões

Q2493023 História
Sérgio Buarque de Holanda afirma em “Raízes do Brasil”, que a democracia, enquanto ideal ou como prática política, já nasceu aqui como um lamentável mal-entendido. “A democracia que nasceu aqui em um mal-entendido percorreu em nossa história um caminho inusitado.”

(HOLANDA, 1976.)


A democracia tem adquirido, no Brasil, desde remotos tempos, um significado singular. Sobre a democracia e sua trajetória em nosso país, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2493018 História
Existe uma dificuldade básica para qualquer tipo de integração seja para as organizações políticas e de segurança, ou para as organizações econômicas: a convergência e a comunhão de valores culturais. “As regiões são a base para a cooperação entre os Estados, unicamente na medida em que a geografia coincida com a cultura. Divorciada da cultura, a proximidade não gera por si só aspectos em comum e pode mesmo induzir exatamente o oposto.” Dessa forma, as alianças militares e as associações econômicas requerem a cooperação entre os seus membros; a cooperação depende da confiança e a confiança brota mais facilmente de valores e cultura em comum.

(Huntington, 1997:161.)


No interior das Américas, podemos encontrar grandes tipos de acordos comerciais. Em 1991, surge o Mercosul – um acordo que pode ser considerado caracteristicamente como:
Alternativas
Q2472427 História
“Sou de 1955. Tive o melhor de minha juventude antes das Diretas Já. (...) Sou, sim, dos que viveram com segurança e prosperidade aquele período. Confesso que tive foi medo das Diretas Já, imaginando uma ruptura naqueles tempos bons que vivia. Quanto a Tancredo Neves, o via como um jornal já bem lido na política brasileira (...). De pronto, logo senti que ele não era essa mudança toda que clamavam.” (Depoimento de Francisco Luiz Nepomuceno, cearense, da cidade de Caridade. IN: PRIORE, Mary Del. Histórias da Gente Brasileira. Volume 4. República. Testemunhos (1951 – 2000). Leya, Editora Casa dos Mundos. 2019. p. 162.) 

O depoimento, além de elogiar o regime autoritário, fala do caráter conservador que assumiu a transição para a democracia no Brasil, liderada por Tancredo Neves, após 21 anos de ditadura. Um dos motivos que pode explicar corretamente esse conservadorismo refere-se ao fato de:

Alternativas
Q2465592 História
Avancemos um pouco mais no tempo e tomemos como objeto a produção dos historiadores relativa ao que se convencionou chamar de transição política rumo a um regime democrático no país. Como é costume acontecer, há várias propostas que buscam situar no tempo esse processo. Para alguns, a transição política deu-se na passagem da ditadura militar para um regime civil, ou seja, mais ou menos entre 1974 e 1985 – quando José Sarney tomou posse. Para outros, estes mais preocupados com a institucionalidade e a clássica questão da legitimidade, sugerem que a transição se completa com a promulgação da constituição de 1988 e a eleição pelo voto popular do Presidente da república, no caso, Fernando Collor. Por fim, há os que colocam em xeque tanto o modus operandi da transição, como o processo de institucionalização democrática, considerando o regime civil, daí resultando em uma experiência política marcadamente conservadora e limitada, e, portanto, distante do que se poderia chamar de democracia. (FREIRE, Américo. Democracia brasileira em foco: historiografia, atores e proposições. Salvador: Saga, 2019. p. 14).
Apesar de existir diferenças na produção historiográfica sobre o período pós-ditadura, é possível identificar algumas proximidades entre elas. Para analisar o elemento comum dessa produção devemos considerar
Alternativas
Q2460286 História
O governo militar no Brasil se encerrou no dia 15 de março de 1985. Iniciando assim um novo período no Brasil: Nova República. Quem foi o último presidente do regime militar?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: B
4: C
5: D