Questões de História - Guerra Fria e seus desdobramentos para Concurso

Foram encontradas 290 questões

Q2493019 História
“Foi a partir das visitas de diplomatas americanos ao continente sul-americano, como a efetuada pelo vice-presidente Richard Nixon e a sua tumultuada recepção, que os Estados Unidos refletiram sobre a sua imagem perante esses países e resolveram voltar-se para a América, além da sua preocupação em relação aos combates ocorridos entre Fidel Castro e os seus guerrilheiros ao governo de Fulgêncio Batista, em Cuba. As atenções americanas, a partir disso, se voltariam pela percepção da necessidade aumentar suas relações de assistências econômicas, e um meio importante para concretizá-las seria a Operação Pan-Americana, criada pelo presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, em 1958.”

(VIZENTINI, 2000. p. 195-226.)


No contexto da Guerra Fria, a bipolaridade capitalismo-socialismo ficou muito patente e influenciou direta ou indiretamente os rumos de várias histórias pelo mundo. Em relação à implantação de governos militares na América, por exemplo, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Historiador |
Q2488748 História
Leia a resposta dada pelo historiador Enzo Traverso em uma entrevista.

Falando do problema da periodização, se adoptarmos este paradigma político, podemos percorrer a história do mundo contemporâneo através de um determinado esquema interpretativo que inclui certas etapas, mas se adoptarmos outras abordagens, a história muda. Dou um exemplo banal. Entre 1930 e 1950, a Europa Ocidental viveu dois momentos históricos diferentes. No plano político, entre as duas guerras, surgiu o fascismo, enquanto no segundo pós-guerra se iniciou a construção da Comunidade Europeia. No entanto, do ponto de vista do consumo, não há grande diferença entre 1930 e 1950: o nível de vida dos europeus é semelhante, enquanto entre europeus e americanos a diferença é enorme. Ao mesmo tempo, o sistema político continua a ser o que corresponde à Guerra Fria. Um outro problema surge quando se tenta periodizar. A periodização implica sempre um observatório que a historiografia universaliza muitas vezes de forma acrítica, com base numa singularidade: a do mundo ocidental. Os estudos pós-coloniais ajudam-nos a repensar certas metodologias e a repensar a nossa maneira de fazer as coisas.
Adaptado de: MODONESI, Massimo, Historia, memoria y política Entrevista con Enzo Traverso, Andamios 4, n.8, 2008, pp. 246-247.

Com base na entrevista, assinale a afirmativa que menciona corretamente a postura de Enzo Traverso sobre a periodização na História. 
Alternativas
Q2471996 História
Pode-se afirmar que a Guerra Fria entre EUA e URSS dominou o cenário internacional na segunda metade do século XX. Em relação a esse período, analise as afirmativas abaixo:

I. Apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, um confronto direto entre os Estados Unidos e a União Soviética não chegou de fato ocorrer;
II. Os governos das duas superpotências aceitaram de certo modo, a distribuição global de forças;
III. A crise dos mísseis cubanos em 1962, por alguns dias deixou o mundo à beira de um confronto real entre as duas superpotências, o que poderia tornar-se um apocalipse nuclear;
IV. Um dos capítulos mais conhecidos da Guerra Fria foi a Corrida Espacial. Os EUA deram o primeiro passo, em 4 de outubro de 1957, quando lançaram o primeiro satélite em órbita, o Sputnik 1.

Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Alternativas
Q2453778 História
Analise as afirmativas abaixo.

1. A partir de 1957, quando a URSS lança com sucesso o Sputnik, os Estados Unidos da América e a União Soviética (URSS) disputaram a hegemonia na exploração do espaço, assim conhecida como “Corrida Espacial”.
2. A disputa foi “vencida” pelos Estados Unidos, ao tornar Yuri Gagarin o primeiro ser humano a viajar pelo espaço.
3. A Corrida Espacial é um dos episódios da “Guerra Fria” , conflito político-ideológico que marcou os anos pós Segunda Guerra Mundial.
4. A instalação de foguetes russos em Cuba e a sua destruição pelo bombardeio da Força Aérea norte-americana, ordenado por John Kennedy, marca o fim da “Guerra Fria” e o início do predomínio dos Estados Unidos na política mundial.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2432383 História

A respeito do regionalismo econômico intervencionista implementado no pós-guerra, analise as afirmativas a seguir:

I. A formação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) e da Associação Europeia de Livre Comércio (AELC), apesar de ocorrer em momentos distintos, organizou-se de forma igualitária no objetivo de buscar o equilíbrio dos interesses políticos e econômicos liberais das nações europeias.

II.A criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) inspirou a criação da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (Alalc), em 1960. No entanto, as propostas de integração latino-americanas tinham um objetivo mais ambicioso do que o modelo europeu, na medida em que se colocavam explicitamente a serviço de um projeto econômico e político de desenvolvimento.

III.O Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio (GATT), criado em 1947, foi um acordo multilateral que teve como propósito o estabelecimento de uma política econômica protecionista que colaborou com o desenvolvimento dos países signatários,

IV.A Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECE) foi criada em 1948, em resposta às preocupações de ordem geopolítica e econômica dos EUA, que visavam conter o comunismo na Europa e impedir que os países europeus se fechassem sobre si mesmos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: D