Questões de Concurso Militar EsSEx 2018 para Primeiro Tenente - Farmácia

Foram encontradas 4 questões

Q1009052 Farmácia
Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), os supositórios são formas farmacêuticas sólidas destinadas à inserção nos orifícios corporais onde se fundem, amolecem ou dissolvem, exercendo efeitos locais ou sistêmicos. Em relação aos supositórios, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009053 Farmácia

Segundo KATZUNG, B. G. et al. (2017), o tratamento de pacientes com inflamação envolve dois objetivos primários: em primeiro lugar, aliviar os sintomas e preservar a função; em segundo lugar, retardar ou deter o processo responsável pela lesão tecidual. A redução da inflamação com AINEs frequentemente resulta em alívio da dor por um período significativo. Em relação aos AINEs, leia as as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa correta:


I- Todos os AINES, com exceção da nabumetona, são ácidos orgânicos fracos.

II- O celecoxibe é um inibidor não seletivo da COX, isto é, inibe a COX-1 e a COX-2.

III- O diclofenaco é um derivado do ácido fenilacético que é relativamente não seletivo como inibidor da COX.

IV- O ibuprofeno, um derivado simples do ácido fenilpropiônico, é um inibidor seletivo de COX-2, por essa razão é o mais utilizado na população.

V- Todos os AINEs podem ser encontrados no líquido sinovial após administração repetida.

Alternativas
Q1009055 Farmácia
Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), dentre as injeções de pequeno volume mais usadas, estão as várias preparações de insulina. A insulina, o princípio ativo da glândula pancreática, está envolvida primariamente no metabolismo dos carboidratos, mas também afeta o metabolismo de proteínas e lipídios. Com base em seus conhecimentos sobre a insulina, marque abaixo a alternativa incorreta:
Alternativas
Q1009058 Farmácia

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), pró-fármaco é o termo empregado para descrever um composto que requer biotransformação metabólica após sua administração para produzir a atividade farmacológica desejada. Com relação aos pró-fármacos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I- Os pró-fámacos podem ser empregados principalmente para fins de melhora na solubilidade, prolongamento da liberação, absorção e bioestabilidade.

II- A Levodopa é um exemplo de pró-fármaco da Dopamina, sendo capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e ser, então, convertido em Dopamina.

III- O Maleato de Enalapril e o Valaciclovir são exemplos de pró-fármacos.

IV- Uma das funções dos pró-fármacos é conferir proteção a fármacos, que podem ser destruídos prematuramente por processos enzimáticos ou bioquímicos, durante o transporte no organismo.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D