Questões de Vestibular UEL 2010 para Vestibular, Artes

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263295 Artes Plásticas
Leia o texto a seguir.

Indubitavelmente, a eclosão da bossa-nova revolucionou o ambiente musical no Brasil: nunca antes um acontecimento ocorrido no âmbito de nossa música popular trouxera tal acirramento de controvérsias e polêmicas, motivando mesas redondas, artigos, reportagens e entrevistas, mobilizando enfim os meios de divulgação mais variados.
(BRITO, B. R. Bossa Nova. In: CAMPOS, A. de. Balanço da Bossa. São Paulo: Perspectiva, 1978. p. 17.)

Em relação ao posicionamento estético assumido pelos músicos da bossa-nova, considere as afirmativas a seguir.

I. Respeito às realizações dos compositores e dos cantores do passado.
II. Reconhecimento de que o gênero surgiu por força de mutações ocorridas no seio da música popular brasileira tradicional.
III. Reconhecimento da hegemonia de um determinado parâmetro musical sobre os demais.
IV. Abandono da música popular nacional com o intuito de alcançar valores universais.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263296 Artes Plásticas
Leia o texto a seguir e atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas.

A relação entre a música e a juventude é uma construção histórica. A partir da década de 1970 essa relação adquiriu maior visibilidade tanto pela expansão quanto pela diversificação de estilos. São os punks nas suas diversas variações, como o trash, o hardcore, o anarco-punk. São os darks, o heavy metal, o reggae. É nessa esteira que podemos situar o hip hop e o funk.
(DAYRELL, J. O rap e o funk na socialização da juventude. São Paulo: Educação e Pesquisa. v. 28, n. 1, 2002.)

( ) Mixando os mais variados estilos da black music, o rap cria um som próprio, pesado e arrastado, reduzido ao mínimo, no qual são utilizados apenas bateria, scratch e voz.
( ) Tanto os gêneros musicais rap e funk quanto os seus processos de produção continuam fiéis à sua origem, tendo como base as batidas, a utilização de instrumentos de sopro e a prática de apropriação musical.
( ) O movimento hip hop tem sua filosofia própria, colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, bem como buscando interpretar a realidade.
( ) O funk e o rap são herdeiros diretos do soul – trilha sonora dos movimentos civis americanos da década de 1960.
( ) O hip hop é composto pelos seguintes elementos: MC (abreviatura de Master of Ceremony) é o cantor do Rap; DJ (abreviatura de Disc Jockey) é o instrumentista do hip hop; e Break (que significa “quebra”) é a dança do hip hop.

Assinale a alternativa que contenha, de cima para baixo, a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263297 Artes Plásticas
A música do Brasil tem por base o amálgama dos elementos melódicos procedentes de Portugal, a rítmica própria de diversas regiões da África e ainda a contribuição ameríndia.
Com base nos conhecimentos sobre música brasileira, considere as afirmativas a seguir.

I. “Bumba-meu-boi” é uma festa cujo instrumento musical característico é tocado por mulheres que executam ritmos e cantam melodias transmitidas pela tradição oral.
II. A contribuição dos negros para a música brasileira consistiu na rítmica heterogênea, na gama característica, nas cadências melódicas e na variedade instrumental.
III. O timbre anasalado do canto, alguns instrumentos e algumas danças são reflexos marcantes da cultura indígena na música brasileira.
IV. O elemento básico que forneceu orientação e estruturação à música do Brasil foi o português, com seu sistema harmônico tonal e a incorporação de diversos instrumentos europeus.


Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263299 Artes Plásticas
A música brasileira das décadas de 1920 e 1930 buscava uma identidade nacional. Heitor Villa-Lobos se firmou como o mais representativo criador daquele período.
Sobre Villa-Lobos, considere as afirmativas a seguir.

I. Acreditava que o canto coletivo nas escolas seria o ponto inicial para a formação de uma consciência musical brasileira.
II. Sua participação na Semana de 1922 foi aclamada pelo público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
III. Participou das excursões artísticas em caravana com diversos músicos pelo interior do país.
IV. Suas composições identificavam-se com as mais diversas manifestações da música nacionalista norte-americana.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2010 - UEL - Vestibular - Artes |
Q1263304 Artes Plásticas

Observe as imagens a seguir.


Imagem associada para resolução da questão

A partir do trabalho de Pollock, artista norte-americano da década de 1950, é possível pensarmos a pintura a partir de outras relações, que não somente as formais, contidas no plano pictórico, como:


I. O plano inclinado que gera interações formais inexplicáveis.

II. O corpo que percebe os caminhos percorridos pela tinta.

III. O corpo com relação à superfície pintada, fruto de uma ação.

IV. O movimento e o tempo, registrados nas camadas que se sucedem.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: B
5: C