Questões de Concurso Para if-to
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Q2207074
Filosofia
Quando os filósofos usam uma palavra - 'saber',
'ser', 'objeto', 'eu', 'proposição', 'nome' - e
procuram apreender a essência da coisa, deve-se
sempre perguntar: essa palavra é realmente usada
assim na linguagem que ela existe? Nós
reconduzimos as palavras do seu emprego
metafísico para o seu emprego cotidiano.
(I.F, 116) In: Mauro Lúcio L. Condé. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Anablume, 1998, p.91.
Wittgenstein sustenta que atribuir nome às coisas é arbitrário, da mesma forma que é arbitrário:
(I.F, 116) In: Mauro Lúcio L. Condé. Wittgenstein: linguagem e mundo. São Paulo: Anablume, 1998, p.91.
Wittgenstein sustenta que atribuir nome às coisas é arbitrário, da mesma forma que é arbitrário:
Q2207073
Filosofia
De onde provêm as ideias que temos? São elas
reproduções de objetos externos a nós ou, antes,
criações de nossa mente? Pode-se pensar que as
ideias são exclusivamente fruto da ação do objeto
sobre nós, ou vice-versa, que são o resultado
somente da ação do sujeito, ou finalmente, que elas
são devidas à ação conjunta do sujeito e do objeto.
MONDIN, B.. Introdução à Filosofia. Edições Paulinas, p.21.
O texto acima se baseia na Teoria do Conhecimento. Dentro desta mesma linha filosófica de raciocínio, Kant explica quer o conhecimento sensível quer o intelectivo, dados em parte pelo sujeito e em parte pelo objeto. Nesse caso, o objeto provê a matéria e o sujeito a:
MONDIN, B.. Introdução à Filosofia. Edições Paulinas, p.21.
O texto acima se baseia na Teoria do Conhecimento. Dentro desta mesma linha filosófica de raciocínio, Kant explica quer o conhecimento sensível quer o intelectivo, dados em parte pelo sujeito e em parte pelo objeto. Nesse caso, o objeto provê a matéria e o sujeito a:
Q2207072
Filosofia
Permaneci sempre firme na resolução de não supor
nenhum outro princípio que não fosse o de que me
servir para demonstrar a existência de Deus e da
alma, bem como na de não aceitar como verdadeiro
nada que não me parecesse tão claro e tão certo
como me pareciam antes as demonstrações dos
geômetras.
DESCARTES, R.. Discurso do Método. São Paulo: Martin Claret, 2003, p.47.
Descartes, que é considerado um dos pais da Filosofia Moderna, entende que a essência do homem consiste.
DESCARTES, R.. Discurso do Método. São Paulo: Martin Claret, 2003, p.47.
Descartes, que é considerado um dos pais da Filosofia Moderna, entende que a essência do homem consiste.
Q2207071
Filosofia
Iluminismo: linha filosófica caracterizada pelo
empenho em estender a razão como crítica e guia a
todos os campos da experiência humana.
ABBAGNANO, N.. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p.545.
Para Immanuel Kant, o Iluminismo é:
ABBAGNANO, N.. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p.545.
Para Immanuel Kant, o Iluminismo é:
Q2207070
Filosofia
Leia e observe abaixo as assertivas da Filosofia
Clássica retiradas de Aristóteles (Metafísica) e
Platão (A República).
I. Foi pela admiração que os homens começaram a filosofar.
II. Chamamos de substância os corpos simples, isto é, a terra, o fogo a água e tudo mais dessa espécie, bem como em geral, os corpos e as coisas que deles são compostas, tanto os animais e os seres divinos como as suas partes.
III. “Causa” significa aquilo de que, como material imanente, provém o ser de uma coisa.
IV. Suponhamos uns homens numa habitação em forma de caverna com uma entrada aberta para a luz [...] pessoas nessas condições não pensam que a realidade fosse senão a sombra dos objetos.
Quanto às assertivas acima, assinale a alternativa correta.
I. Foi pela admiração que os homens começaram a filosofar.
II. Chamamos de substância os corpos simples, isto é, a terra, o fogo a água e tudo mais dessa espécie, bem como em geral, os corpos e as coisas que deles são compostas, tanto os animais e os seres divinos como as suas partes.
III. “Causa” significa aquilo de que, como material imanente, provém o ser de uma coisa.
IV. Suponhamos uns homens numa habitação em forma de caverna com uma entrada aberta para a luz [...] pessoas nessas condições não pensam que a realidade fosse senão a sombra dos objetos.
Quanto às assertivas acima, assinale a alternativa correta.