Questões de Concurso

Foram encontradas 76 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1770960 Conhecimentos Gerais
Para Butler, gênero é uma construção a partir da cultura não sendo algo que está acabado, estando constantemente em construção através do tempo, constituindo um fenômeno inconstante e contextual, desta forma gênero passa a ser visto como um ato performativo. (COELHO, 2018, p. 8). Acerca desta informação, leia os itens abaixo e responda o que se pede.
I- A descoberta da chamada “Ideologia de Gênero” permite que as crianças em idade escolar estejam livres do risco da transformação de meninos em meninas e meninas em meninos. II- A “ideologia de gênero” não pode obrigar os meninos a brincarem de bonecas porque o gênero não é uma construção histórica: ou se nasce homem, ou se nasce mulher. III- “Menino veste azul e menina veste rosa” é uma frase que procura naturalizar o conceito de gênero e retira a possibilidade de observá-lo como construção histórica e cultural. IV- O debate promovido a partir dos estudos de gênero e do pensamento de que os lugares do feminino e do masculino são construções históricas e culturais provoca críticas com pouco aprofundamento teórico dos setores conservadores da sociedade brasileira.
Sobre os Estudos de Gênero É CORRETO o que se apresenta apenas em:
Alternativas
Q1770957 História
Sobre O Ato Institucional de número 5 (AI-5) de 1968:
I- Transformou definitivamente o Brasil na nação da Ordem e do Progresso e será reimplantando em breve para assegurar a felicidade da Nação. II- Extinguiu o direito de habeas corpus no Brasil. III- Demonstrou em 1968 a face mais cruel e violenta da ditadura civil militar implantada em 1964 no Brasil.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1770956 Conhecimentos Gerais
Autores representantes da historiografia marxista no Brasil da segunda metade do século XX, como Emília Viotti da Costa, Clóvis Moura e Jessé de Souza, possuíam o consenso de que o pensamento da democracia racial no Brasil não passava de um MITO, porque
I- o mito da democracia racial expressava a ideia de que a escravidão não foi tão dura e cruel porque existia harmonia entre os senhores e escravos. II- a igualdade racial propagada se baseava no conceito de miscigenação como se a mistura étnica no Brasil tivesse ocorrido com naturalidade e sem violência. III- as questões raciais, ao serem tratadas como democráticas, ocultavam os conflitos e contradições sociais herdadas do período colonial e da escravidão IV- a suposta democracia racial impulsiona o racismo velado e a manutenção da desigualdade social entre negros e brancos.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1770955 Conhecimentos Gerais
Assinale a alternativa que traz a CORRETA relação entre as noções de modernidade e modernização.
Alternativas
Q1770954 História
Assinale a alternativa CORRETA acerca do Feudalismo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: A
5: E