Questões de Concurso Para copese - uft

Foram encontradas 3.103 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2473218 Administração Geral
As configurações e modelos de trabalho foram modificados e ampliados durante e pós-pandemia da COVID-19, afetando o cenário da gestão de pessoas e, consequentemente, as relações humanas no ambiente corporativo (Ferreira; Caetano; Miranda, 2023). Levando em consideração o cenário laboral pós-pandemia da COVID-19, analise as afirmativas.

I. Empresas de pequeno, médio e grande porte precisaram se reinventar, (re)pensar estratégias para se manterem abertas, mantendo colaboradores e produção para enfrentar a crise no mundo dos negócios.
II. Temas como ESG – enveronmental, social and corporate governance (meio ambiente, social e governança), saúde mental e bem-estar, segurança de dados, trabalho híbrido, transformação digital, dentre outros, ainda têm uma repercussão mais ampla nos ambientes organizacionais mesmo após a pandemia Covid-19.
III. Com a pandemia Covid-19, tendências existentes como trabalho remoto, homeoffice fizeram com que as empresas e instituições públicas mantivessem as condutas, uma vez que o planejamento estratégico deve perdurar independente da circunstância vivenciada, de modo a manter a cultura, o modelo econômico e de gestão de pessoas intactas, priorizando o controle e jornada de trabalho dos colaboradores, sendo eles efetivos ou não.
IV. São muitos os desafios enfrentados pelo setor de gestão de pessoas, a fim de garantir o alinhamento das equipes, a cultura organizacional, bem como sua missão e os valores atrelados às transformações necessárias para as novas configurações laborais, que envolvem tomadas de decisões e poder de mudanças.
V. Com a pandemia Covid-19, surgiram novos modelos de trabalho e de gestão, modificando o modo de recrutar e selecionar pessoas, exigindo novas estratégias e flexibilidades nas práticas administrativas, bem como um novo olhar para a gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2473217 Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Sobre a Instrução Normativa TCE-TO nº 12, de 11 de dezembro de 2008, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:  
Alternativas
Q2473216 Legislação dos Municípios do Estado de Tocantins
A Lei Complementar nº 008, de 16 de novembro de 1999, institui o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta dos Poderes do Município de Palmas/TO, fixando seus direitos, deveres e obrigações.
Sobre essa Lei, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2473215 Gestão de Pessoas
Para Bergue (2010), os municípios não podem ser considerados entes isolados, mesmo sob o ponto de vista gerencial. Embora dotados de autonomia administrativa, como unidades da Federação, de fato dividem atributos comuns com as localidades de seu entorno, influenciando-os e sendo por eles influenciado. Operar em rede, portanto, longe de ser considerado um arranjo estrutural impossível, pode, se devidamente formatado e conduzido, significar excelentes alternativas de produção de tecnologias de gestão, intercâmbio de conhecimento, atuação profissional, composição de planos de gestão em todos os níveis, especialmente o estratégico. Nesse contexto, surgem as condições para a concepção de estruturas multilaterais de cooperação destinadas a oferecer suporte ao gestor público relativamente à formulação e implementação conjunta das políticas de recursos humanos, com fundamento constitucional no art. 39 da Constituição Federal. Assim sendo, sobre as possibilidades de cooperação entre municípios, no que diz respeito a gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir.

I. Formulação de planos de cooperação para o desenvolvimento (qualificação) e a utilização de habilidades e competências pessoais.
II. Definição de configurações unilaterais de pessoas destinadas a atender necessidades específicas, sazonalidades, eventos não esperados etc.
III. Análise e diagnóstico das estruturas de cargos e carreiras, visando uma relativa homogeneização de legislação, inclusive para facilitar o processo de integração.
IV. Formulação de estratégias de convergência para as políticas de remuneração de pessoal, reduzindo-se eventuais disparidades acentuadas, não somente com vistas a minimizar os efeitos dessas sobre a motivação, comprometimento e movimentação de pessoal (rotatividade), como para facilitar e permitir a atuação de regime de cooperação.
V. Definição de estratégias de atuação conjuntas na prestação de serviços em áreas como saúde, educação, segurança etc.

Assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2473214 Legislação dos Municípios do Estado de Tocantins
Bergue (2010) ressalta que a gestão da remuneração no setor público implica a observância de diretrizes gerais estabelecidas em parâmetros legais, como o exposto no art. 39 da Constituição Federal, que versa sobre a composição da estrutura remuneratória, bem como sobre a garantia de equilíbrio entre os cargos, tanto na esfera federal, quanto estadual e municipal. O ordenamento constitucional vigente prevê dois sistemas remuneratórios básicos: o de remuneração fixa (subsídios) e o de remuneração variável (vencimento + vantagens). O sistema de remuneração fixa é definido pelo subsídio, parcela única de remuneração de agentes públicos específicos. Além desse, existe o sistema de remuneração variável, ou seja, aquele composto por uma parcela fixa, acrescida de outra composta pelo que comumente se denomina vantagens pecuniárias. Na esfera da legislação do Município de Palmas, no estado do Tocantins, a partir da Lei Complementar n.º 008, de 16 de novembro de 1999, dentre as possibilidades de remuneração no setor público, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:  
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: D