Questões de Concurso

Foram encontradas 2.317 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2674957 Odontologia

A patologia bucal e maxilofacial é uma especialidade da odontologia e uma disciplina da patologia destinada ao reconhecimento da natureza, da identificação e do tratamento das doenças que acometem a região bucal e maxilofacial.


Segundo o que é preconizado por Neville et al. (2009), associe as colunas relacionando corretamente a patologia com as suas principais características.


PATOLOGIAS


1 - Mucocele

2 - Cisto dentígero

3 - Paralisia de Bell

4 - Herpesvírus simples

5 - Candidíase pseudomembranosa


CARACTERÍSTICAS


( ) Lesão conhecida como ‘sapinho’, consiste na presença de placas brancas aderentes na mucosa oral.

( ) O período de incubação usual é de 3 a 9 dias; quase todas as infecções primárias ocorrem por meio do contato com uma pessoa infectada.

( ) Lesão resultante da ruptura de um ducto de glândula salivar e extravasamento da mucina para dentro dos tecidos moles adjacentes.

( ) Origina-se pela separação do folículo que fica ao redor da coroa de um dente incluso.

( ) Forma mais comum de paralisia facial; as pessoas de meia-idade são mais frequentemente acometidas.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Q2643142 Odontologia
Paciente P.O.U. apresenta lesão cariosa profunda em elemento 25, a qual apresenta-se com cavitação em esmalte e, por consequência, acometimento de dentina em profundidade, com a evidenciação de abundante quantidade de dentina desmineralizada. Foi realizada uma radiografia periapical, a qual evidencia a presença de delgada camada de ponte dentinária. Ao realizar a limpeza cavitacionária, com a remoção total da dentina desmineralizada, promoveu-se uma discreta exposição do corno pulpar coronário. Pretende-se realizar a restauração provisória do referido dente, utilizando um material forrador que apresente alta propriedade mecânica, introduzido no assoalho da cavidade dentária, que seja bactericida e bacteriostático, e que ajude a promover a reparação dentinária, diminuindo a inflamação pulpar e amenizando a sensibilidade dolorosa, sem a necessidade de tratamento endodôntico. Qual material deve ser evitado como material forrador de cavidade diante desta situação? 
Alternativas
Q2643140 Odontologia
Paciente J.A.S., masculino, 32 anos, com envolvimento sistêmico pessoal, sendo portador de Diabetes Mellitus, tipo I e hipertensão arterial, procurou o centro de especialidades odontológicas do município onde reside, queixando-se de dor exacerbada em mandíbula, região posterior direita, associado a um discreto aumento de volume circunscrito e localizado em mucosas gengivais vestibulares dos elementos 46 e 47. Ao realizar a anamnese, o paciente referiu ter utilizado a penicilina, sem reações medicamentosas. Ao exame clínico, observa-se a presença de abscesso vestibular em mucosa gengival, assim como destruição coronária com evidenciação de dentina reacionária e exposição dos condutos radiculares pulpares, em elementos 46 e 47. Ao realizar a radiografia panorâmica, observou-se envolvimento da região da furca dentária nos dentes 46 e 47, com a demonstração de lesão radiolúcida, circunscrita e localizada nos ápices dentários, associada ao envolvimento pulpar, enquanto o elemento 45 apresenta destruição coronária completa, associada à destruição do terço médio radicular, e, consequentemente, com comprometimento pulpar associado. Dos passos cirúrgicos necessários à exodontia dos elementos descritos, assinale a alternativa que descreva, sequenciadamente, as etapas cirúrgicas e as drogas anestésicas a serem utilizadas para a efetivação do procedimento cirúrgico: 
Alternativas
Q2643133 Odontologia
Paciente Q.P.U., feminino, 7 anos, sofreu uma queda de própria altura, havendo traumatismo direto na boca da paciente, ocorrendo a avulsão dos elementos dentários 31 e 41. O atendimento foi realizado em quarenta minutos após o trauma, em ambiente hospitalar. No momento do trauma, a responsável afirma que o dente 31 foi arremessado, vindo a cair sobre uma poça de água de chuva, com a presença de restos de areia na profundidade. Diante deste fato, a responsável lavou o referido dente em água corrente, proporcionando a limpeza coronária e radicular completa, de forma a expor apenas o componente inorgânico deste dente. O elemento 41 foi coletado e não foi submetido a nenhuma intervenção. Após a limpeza mecânica no elemento 31, ambos os dentes foram lavados em solução de soro fisiológico e armazenados em um copo com leite até a intervenção profissional. Ao exame clínico e radiográfico, é possível observar a persistência da abertura dos ápices radiculares de ambos os dentes e ausência de fraturas ósseas ou radiculares. Diante do acontecido, assinale a alternativa que denota qual(is) o(s) dente(s) que evidencia(m) o melhor prognóstico após serem inseridos nos alvéolos dentários: 
Alternativas
Q2643132 Odontologia
Paciente A.M.N., feminino, 33 anos, procurou atendimento odontológico para tratamento dentário nos elementos 44 e 45. Segundo a avaliação clínica, observam-se múltiplas lesões cavitárias, que, segundo o aspecto clínico, são sugestivas de comprometimento coronário em nível de esmalte e dentina, profundamente. A paciente relata ser portadora de Diabetes Mellitus e hipertensão arterial, sendo a pressão arterial sistêmica sem controle e estabilização. Encontra-se em acompanhamento médico ativo e teve liberação médica para o procedimento com uso de anestésico local em ambiente de consultório odontológico. Segundo a anamnese da paciente, foi informado o desejo de supressão do quadro doloroso momentâneo diante da intervenção odontológica. Das drogas anestésicas disponíveis no mercado, qual(is) pode(m) ser utilizada(s), com segurança, qual o local de punção anestésica e qual(is) o(s) nervo(s) dessensibilizado(s), respectivamente?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: E
5: E