Questões de Concurso

Foram encontradas 1.264 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2496134 Direito Empresarial (Comercial)
O tipo de cheque que tem como característica principal ser emitido por um banco contra suas próprias caixas, em suas agências ou filiais, sendo vedada a sua emissão ao portador, denomina-se:
Alternativas
Q2496133 Direito Empresarial (Comercial)
O título de crédito que é emitido com base em transação decorrente de compra e venda mercantil ou de prestação de um serviço denomina-se:
Alternativas
Q2444355 Direito Empresarial (Comercial)

Texto 2A4-I 


      As operações de empréstimo feitas pelos bancos normalmente exigem garantias que assegurem o reembolso das instituições financeiras em caso de inadimplência dos tomadores de empréstimo. A garantia não substitui o pagamento, mas, como o nome sugere, garante que, caso ele não ocorra, esse instrumento colateral, ao ser recebido, minimize a perda.

      A alienação fiduciária é uma modalidade de garantia muito usada no financiamento de veículos, por exemplo. Ao financiar um carro por meio de alienação fiduciária, o comprador (e tomador do empréstimo) ficará de posse do bem, o qual será de propriedade do banco financiador até a quitação das parcelas do financiamento. Com isso, o próprio veículo adquirido com o valor financiado é a garantia oferecida pelo devedor. 


E. Fortuna Mercado financeiro: produtos e serviços. 20.ª ed. Rio de Janeiro:

  Qualitymark, 2015, p. 261 (com adaptações). 

A respeito da alienação fiduciária, tratada no texto 2A4-I, julgue os itens a seguir.

I Bens imóveis não podem ser objeto de alienação fiduciária, mas, sim, de hipoteca, apenas.
II O credor fiduciário somente é obrigado a pagar tributos a partir da aquisição da posse plena do bem alienado.
III Em caso de não pagamento da dívida garantida por alienação fiduciária, a consolidação da propriedade pelo credor fiduciário implicará a quitação plena da dívida do devedor.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2442314 Direito Empresarial (Comercial)
Godofredo tomou R$ 5.000,00 emprestados do Banco Dinheiro Já!. Em garantia, subscreveu uma nota promissória, mas se esqueceu de completar as informações referentes aos valores. Havia, ainda, dois avais superpostos e em branco, um de sua esposa, Linda, e outro de seu irmão, Godofrido, os quais constavam do contrato como devedores solidários. 
Vencido o prazo para pagamento, verifica-se o inadimplemento. 
Para viabilizar o protesto, então, o banco inseriu o valor devido na cártula, em estrita observância ao contrato. 

Nesse caso, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2394813 Direito Empresarial (Comercial)
Acerca da controvérsia existente em relação ao cheque pagável à vista e o cheque pós-datado (ou pré-datado), é correto afirmar o seguinte entendimento consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: E