Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre prototipação em engenharia de software

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Q2480607 Engenharia de Software

A engenharia de software tem empregado prototipação para gerar modelos representativos simulados para validação dos requisitos dos usuários.

Com relação à prototipação, analise os itens a seguir.


I. É o processo de criação de um protótipo, que dependendo das necessidades do projeto, podem empregar, entre outros: protótipos de papel, wireframes, mockups ou protótipos interativos.

II. No processo de engenharia de requisitos, as fases de elicitação e validação dos requisitos do sistema podem ser auxiliadas por um protótipo.

III. Um protótipo desenvolvido no processo de projeto do sistema pode auxiliar na exploração de soluções de software e no desenvolvimento de uma interface com o usuário para o sistema.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q2389075 Engenharia de Software
Um desenvolvedor escolheu desenhar em papel as telas de um sistema que estava sendo especificado para investigar, junto ao usuário final, o detalhamento dos elementos lógicos que seriam necessários em cada passo de um caso de uso desse sistema.
Esse protótipo pode ser classificado como
Alternativas
Q2274651 Engenharia de Software
Julgue o item a seguir, relativos a prototipação, storytelling, MVP (mínimo produto viável) e design thinking.

O paradigma da prototipação inclui o planejamento, a construção e a entrega do protótipo e, por ser uma metodologia do tipo projeto rápido, dispensa a identificação dos requisitos do software.
Alternativas
Q2268308 Engenharia de Software
Utilizar práticas simples a fim de facilitar o entendimento do que um usuário deseja como produto final pode ser crucial em um projeto de software e tentar experimentar ideias construindo protótipos, experimentando iterativamente várias versões, melhora o resultado alcançado. Sob essa perspectiva, analise as afirmativas acerca da prototipação de baixa-fidelidade:

I - Se assemelha muito ao produto final e é útil porque tende a ser simples, barata e de rápida produção.
II - Seu custo é baixo de desenvolvimento, abordando questões de leiaute de tela, sendo um instrumento útil de comunicação.
III - Não serve para coleta de requisitos e sua criação demanda tempo.
IV - Tem verificação limitada de erros e limitações de fluxo e navegação.

Marque a opção correta.
Alternativas
Q2251515 Engenharia de Software
No processo de software, a premissa que o desenvolvimento de sistema pode começar com informação incompleta e que requisitos completos são obtidos através de um processo cíclico e dialético de reações do usuário e que o importante nesta abordagem é que o ponto de vista orientado a projeto é enriquecido com o aumento de interesse da participação do usuário final,
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: C
5: E