Questões de Concurso Sobre gestão de pessoas

Foram encontradas 11.089 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2473215 Gestão de Pessoas
Para Bergue (2010), os municípios não podem ser considerados entes isolados, mesmo sob o ponto de vista gerencial. Embora dotados de autonomia administrativa, como unidades da Federação, de fato dividem atributos comuns com as localidades de seu entorno, influenciando-os e sendo por eles influenciado. Operar em rede, portanto, longe de ser considerado um arranjo estrutural impossível, pode, se devidamente formatado e conduzido, significar excelentes alternativas de produção de tecnologias de gestão, intercâmbio de conhecimento, atuação profissional, composição de planos de gestão em todos os níveis, especialmente o estratégico. Nesse contexto, surgem as condições para a concepção de estruturas multilaterais de cooperação destinadas a oferecer suporte ao gestor público relativamente à formulação e implementação conjunta das políticas de recursos humanos, com fundamento constitucional no art. 39 da Constituição Federal. Assim sendo, sobre as possibilidades de cooperação entre municípios, no que diz respeito a gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir.

I. Formulação de planos de cooperação para o desenvolvimento (qualificação) e a utilização de habilidades e competências pessoais.
II. Definição de configurações unilaterais de pessoas destinadas a atender necessidades específicas, sazonalidades, eventos não esperados etc.
III. Análise e diagnóstico das estruturas de cargos e carreiras, visando uma relativa homogeneização de legislação, inclusive para facilitar o processo de integração.
IV. Formulação de estratégias de convergência para as políticas de remuneração de pessoal, reduzindo-se eventuais disparidades acentuadas, não somente com vistas a minimizar os efeitos dessas sobre a motivação, comprometimento e movimentação de pessoal (rotatividade), como para facilitar e permitir a atuação de regime de cooperação.
V. Definição de estratégias de atuação conjuntas na prestação de serviços em áreas como saúde, educação, segurança etc.

Assinale a alternativa CORRETA.  
Alternativas
Q2473213 Gestão de Pessoas
Segundo Araújo e Garcia (2009), a área responsável pelo treinamento e desenvolvimento, mais conhecida como T&D, foi criada com o intuito de que as pessoas da organização pudessem ser mais bem capacitadas a ocupar determinadas posições na organização e/ou desenvolver seu potencial na posição ocupada. Note que a T&D pode enfatizar tanto a tarefa quanto a pessoa que vai executá-la, buscando um aprendizado ou aprimoramento como resultado final. Muitas organizações já se encontram em um estágio no qual as pessoas possuem certo, ou até mesmo, um alto grau de autonomia e inter-relação com os demais. Sendo assim, a atividade de T&D passa a desenvolver uma visão globalizante, ou seja, o foco passa a dirigir-se às relações interpessoais que advêm de equipes, grupos de trabalho, relações intergrupais. É fato que cada vez mais os gastos com programas de T&D têm sido encarados como investimentos estratégicos, tanto a fim de condicionar pessoas à execução de tarefas (treinar), quanto com o propósito de ampliar o nível de conhecimento pessoal (desenvolver). Cada organização tem seus motivos para investir em T&D, de acordo com as suas especificidades de atuação, demandas e potenciais. Dentre as principais finalidades para as organizações desenvolverem e adotarem práticas de T&D, assinale a alternativa INCORRETA.  
Alternativas
Q2473210 Gestão de Pessoas
Quando se faz referência à organização, tem-se um ambiente que não se pode controlar todas as situações. Existem influências de muitos fatores acometidos por meio das interações e/ou interferências que comumente a organização recebe. Esse cenário tem contribuído para as discussões sobre gestão de pessoas, que envolvem relações individuais e coletivas no trabalho (Araújo; Garcia, 2009). Nesse sentido, em relação a gestão organizacional como ação estratégica na área de gestão de pessoas, analise as afirmativas a seguir.

I. As pessoas da organização, identificadas como capital humano, contribuem para o surgimento e manutenção de um clima organizacional favorável, eliminando eventuais ruídos no relacionamento entre as pessoas. Porém, os resultados nos negócios independem das convivências estabelecidas nas relações trabalhistas, uma vez que a estrutura organizacional é única e estável.
II. “Administração de recursos humanos” e “gestão de pessoas” são rótulos para definir a área de atuação na organização. A roupagem teórica e a abordagem que envolvem os termos são as mesmas desde a implantação do departamento de pessoal nas organizações, sejam elas no setor privado e/ou público.
III. As novas configurações da área de gestão de pessoas têm relação com o crescimento exponencial da tecnologia da informação, contribuindo nas modificações sistemáticas das organizações.
IV. O gestor de pessoas deve se ater ao processo de comunicação, uma vez que os canais de comunicação na atualidade evoluíram. Nisso, quanto mais a comunicação for transparente e clara, as possibilidades de um entendimento tornam-se maiores nas relações de trabalho.

Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2473206 Gestão de Pessoas

Leia o fragmento de texto a seguir para responder a questão.


Práticas que estimulam a motivação tem sido um dos fatores que mais provocam inquietações no cotidiano das organizações. Atualmente, existem diversas formas de incentivar a motivação dos colaboradores, uma vez que essa é o resultado da interação da pessoa com a situação. Geralmente muitos investimentos financeiros e programas são empregados para “motivar” as pessoas em seus ambientes de trabalho e, ainda assim, continua sendo uma preocupação entre os gestores. Desse modo, são muitos os desafios da gestão de pessoas ao definirem formas de planejamento do trabalho, de modo a influenciar positivamente a motivação, a qualidade do desempenho e, consequentemente, a satisfação no trabalho. 


Fonte: Fleury et al. (2002); Vergara (2006); Robbins (2005) (adaptado)

Ainda sobre a temática do texto anteriormente apresentado, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2473089 Gestão de Pessoas
Conforme destacado por Pantoja (2015), a gestão por competências busca harmonizar a vertente estratégica da organização com a dimensão individual humana, priorizando o alinhamento do quadro de colaboradores às competências profissionais essenciais para o sucesso da organização. Dessa maneira, o planejamento da força de trabalho emerge como a etapa inicial fundamental para assegurar a construção de uma equipe eficiente e dimensionada de maneira proporcional às demandas organizacionais. Quanto aos impactos e benefícios de se planejar estrategicamente a força de trabalho na gestão por competências no setor público, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: E
5: D