Questões de Concurso Público TJ-SP 2023 para Oficial de Justiça
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Q2307845
Português
Texto associado
Os fantasmas não fumam
Os fantasmas não fumam. Mas não por causa da campanha antitabagista que está na moda. Os fantasmas deixaram
de fumar desde o doloroso acidente ocorrido no seu nevoento mundo.
Era um fantasma que tinha a mania de assistir ao deitar
e ao despertar das moças quando se despiam ou vestiam.
Nuas em pelo, elas não lhe interessavam. Como se vê, tratava-se de um fantasma antiquado.
Ora, uma noite, invisibilizando-se como fazia em tais ocasiões, ele entrou pela primeira vez no quarto de Lurdinha.
E, como vocês felizmente ainda ignoram, não é só para
mim que Lurdinha é irresistível. O destino dela é inspirar amor
à primeira vista, mas amor no duro – não a simples contemplação olhativa com que o fantasma até então se divertira.
Um amor para casar.
Ante essa impossibilidade, a vida do fantasma era um
suspiro só.
Até que um dia recordou ter lido, em um poeta chinês,
que fumar era uma maneira disfarçada de suspirar...
E o nosso fantasma apaixonado fumou tanto, tanto, que
acabou fumando-se a si mesmo.
(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho, 2013. Adaptado)
Na história, o narrador deixa claro que
Q2307846
Português
Texto associado
Os fantasmas não fumam
Os fantasmas não fumam. Mas não por causa da campanha antitabagista que está na moda. Os fantasmas deixaram
de fumar desde o doloroso acidente ocorrido no seu nevoento mundo.
Era um fantasma que tinha a mania de assistir ao deitar
e ao despertar das moças quando se despiam ou vestiam.
Nuas em pelo, elas não lhe interessavam. Como se vê, tratava-se de um fantasma antiquado.
Ora, uma noite, invisibilizando-se como fazia em tais ocasiões, ele entrou pela primeira vez no quarto de Lurdinha.
E, como vocês felizmente ainda ignoram, não é só para
mim que Lurdinha é irresistível. O destino dela é inspirar amor
à primeira vista, mas amor no duro – não a simples contemplação olhativa com que o fantasma até então se divertira.
Um amor para casar.
Ante essa impossibilidade, a vida do fantasma era um
suspiro só.
Até que um dia recordou ter lido, em um poeta chinês,
que fumar era uma maneira disfarçada de suspirar...
E o nosso fantasma apaixonado fumou tanto, tanto, que
acabou fumando-se a si mesmo.
(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho, 2013. Adaptado)
As passagens “mas amor no duro” (4o parágrafo), “com
que o fantasma até então se divertira” (4o parágrafo) e
“a vida do fantasma era um suspiro só” (6o
parágrafo)
permitem, correta e respectivamente, as interpretações:
Q2307847
Português
Texto associado
Os fantasmas não fumam
Os fantasmas não fumam. Mas não por causa da campanha antitabagista que está na moda. Os fantasmas deixaram
de fumar desde o doloroso acidente ocorrido no seu nevoento mundo.
Era um fantasma que tinha a mania de assistir ao deitar
e ao despertar das moças quando se despiam ou vestiam.
Nuas em pelo, elas não lhe interessavam. Como se vê, tratava-se de um fantasma antiquado.
Ora, uma noite, invisibilizando-se como fazia em tais ocasiões, ele entrou pela primeira vez no quarto de Lurdinha.
E, como vocês felizmente ainda ignoram, não é só para
mim que Lurdinha é irresistível. O destino dela é inspirar amor
à primeira vista, mas amor no duro – não a simples contemplação olhativa com que o fantasma até então se divertira.
Um amor para casar.
Ante essa impossibilidade, a vida do fantasma era um
suspiro só.
Até que um dia recordou ter lido, em um poeta chinês,
que fumar era uma maneira disfarçada de suspirar...
E o nosso fantasma apaixonado fumou tanto, tanto, que
acabou fumando-se a si mesmo.
(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho, 2013. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a colocação pronominal
está em conformidade com a norma-padrão.
Q2307848
Português
Texto associado
Os fantasmas não fumam
Os fantasmas não fumam. Mas não por causa da campanha antitabagista que está na moda. Os fantasmas deixaram
de fumar desde o doloroso acidente ocorrido no seu nevoento mundo.
Era um fantasma que tinha a mania de assistir ao deitar
e ao despertar das moças quando se despiam ou vestiam.
Nuas em pelo, elas não lhe interessavam. Como se vê, tratava-se de um fantasma antiquado.
Ora, uma noite, invisibilizando-se como fazia em tais ocasiões, ele entrou pela primeira vez no quarto de Lurdinha.
E, como vocês felizmente ainda ignoram, não é só para
mim que Lurdinha é irresistível. O destino dela é inspirar amor
à primeira vista, mas amor no duro – não a simples contemplação olhativa com que o fantasma até então se divertira.
Um amor para casar.
Ante essa impossibilidade, a vida do fantasma era um
suspiro só.
Até que um dia recordou ter lido, em um poeta chinês,
que fumar era uma maneira disfarçada de suspirar...
E o nosso fantasma apaixonado fumou tanto, tanto, que
acabou fumando-se a si mesmo.
(Mario Quintana, Da preguiça como método de trabalho, 2013. Adaptado)
A pontuação está de acordo com a norma-padrão em:
Q2307849
Português
Texto associado
O significado de conviver com o semiárido
O sentido da expressão “convivência com o semiárido”,
em uma primeira visão ou leitura, pode levar a uma compreensão equivocada: viver no semiárido, sofrendo com a problemática das mudanças climáticas que tanto aflige, principalmente, os agricultores e agricultoras de base familiar.
Mas o sentido real da expressão “convivência com o semiárido” traz em seu arcabouço o real significado sociotransformador: viver buscando transformar os obstáculos provocados pelas mudanças climáticas e pelas injustiças sociais
em oportunidades para mudar as condições de vida a partir
de transformações no comportamento. Isso inclui premissas
como o cuidado com o meio ambiente para uma vida digna,
evitando que a região venha a se constituir um deserto.
É grande a riqueza de possibilidades, de caminhos, de
alternativas que já foram geradas. São frutos das lutas populares, dos trabalhos pastorais, comunidades eclesiais de
base etc., a partir das quais muitas organizações sociais
nasceram e permanecem até hoje. Elas mobilizam os agricultores e agricultoras, promovendo trocas de experiência
e qualificando-os a partir da estratégia de construção coletiva
do conhecimento.
Essas organizações sociais geram reais possibilidades
de se conviver com o semiárido e ter vida digna, sobretudo a
partir da produção agroecológica, da transição energética, da
captação e manejo de água de chuva, que gera vida não só
para os seres humanos, mas para todos que habitam o semiárido no bioma caatinga.
(José Dias, “O significado de conviver com o semiárido”.
Folha de S.Paulo, 10.08.2023. Adaptado)
De acordo com o autor, a compreensão equivocada em
relação ao sentido da expressão “convivência com o semiárido” consiste em